quarta-feira, 14 de maio de 2008

RI-DÍ-CU-LO...

Atendendo a pedidos... e com toda a razão, volto a postar por aqui. Minha paciência anda curta, e ler certas coisas me faz pensar em que mundo temos vivido. A grande merda é que são as pessoas que têm feito o mundo dessa forma.
Seja como for, eu me pergunto o que pensa um leigo quando lê uma coisa esdrúxula dessas.

"Mãe exposta a garrafas plásticas pode gerar filho obeso, indica estudo

da Reuters, em Genebra

A exposição do feto a produtos químicos comuns no dia-a-dia --como garrafas plásticas e canos de água-- pode levar o futuro adulto à obesidade, apontam pesquisadores norte-americanos.

Estudos realizados com ratos mostraram que animais expostos a quantidades mínimas de substâncias químicas durante a gestação se tornaram mais obesos do que os que não tiveram contato com elas. A pesquisa foi apresentada no Congresso Europeu sobre Obesidade.

"Estamos falando de uma exposição em níveis muito baixos e por um tempo limitado da gestação", alertou Jerry Heindel, do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Pública dos Estados Unidos.

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 400 milhões de pessoas são obesas --um problema que aumenta o risco de se desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Estudos anteriores já haviam relacionado essas substâncias químicas ao câncer e a problemas reprodutivos, levando diversos países, incluindo os Estados Unidos, a considerar a proibição ou limitação do uso desses produtos, segundo os pesquisadores.

Um dos componentes chama-se Bisfenol A, encontrado em plásticos de policarbonato. O contato se daria por recipientes plásticos de comida e bebida, sugeriu uma pesquisa anterior.

Uma equipe da Universidade Tufts mostrou que fêmeas de ratos cujas mães foram expostas a essas substâncias durante a gestação ganharam mais peso na fase adulta, apesar de terem as mesmas atividades e dieta de outros espécimes femininos.

Um efeito similar foi registrado com ácido perfluorooctanóide, um agente resistente à gordura usado em sacos de pipocas para microondas. "Um dos problemas que estamos enfrentando é que não sabemos onde todas essas químicas estão", afirma Suzanne Fenton, bióloga da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

Segundo Bruce Blumberg, biólogo da Universidade da Califórnia, as substâncias parecem prejudicar o sistema endócrino por meio da alteração de genes e funções metabólicas relacionadas ao ganho de peso."

Acho que as mães expostas a garrafas pet podem estar bebendo demais do conteúdo da garrafa... aí sim eu acredito na relação com a obesidade. Mas essa notícia só pode ser piada... na boa...

Está no link...

E haja pânico!!!


10 comentários:

Anônimo disse...

E que piada! As mamães se empanturrando de panqueca e bacon e a culpa é da garrafa. Haja garrafa pra tanto sobrepeso!!
Mas, se a gente considerar que isso pode acontecer, como eles testaram? Puseram umas gotas na ração? Se fizeram isso como sabiam que substâncias? Testaram todos os componentes do PET? Ou puseram a ração num recipiente de PET?
E mais, porque só estão falando das fêmeas?
Acho que essas ratinhas estavam enganando os cientistas (andaram comendo da ração das amiguinhas de gaiola):D

Loraine disse...

Eu já imagino grávidas fugindo da prateleira dos refrigerantes! Por um lado isso é até bom, pq os pais acabam evitando o consumo de refrigerantes, o que previne a obesidade tanto dos pais como da criança. Esses temas sobre "saúde das grávidas" apavoram qualquer mulher! Só desgraça e baboseira! É um ótimo tema para quem quer vender jornal. xD

Anônimo disse...

Não demora e vão lançar a dieta sem PET (uma releitura da dieta sem carboidratos): tome somente refrigerante de lata e perca 5 Kg em uma semana!!!

Anônimo disse...

No século 19 os caras tentavam correlacionar o tamanho da caneça com a inteligência do indivíduo. Nunca conseguiram. O problema desse tipo de estudo é que eles tentam correlacionar coisas improváveis e qualquer tipo de dado que surge, por mais cuidadoso que seja, é transformado em pastiche pela imprensa. Na verdade, deveríamos ler o artigo em que o sujeito mostra o emperimento. MAs seja como for, não sei qual é pior - a forma como se conta a história ou de onde os caras conseguiram tirar essa história.

Loraine disse...

Eu li uma reportagem do site da DW e lá dizia que 72% da água consumida na Alemanha provém de garrafas plásticas... Agora eu entendo pq a Alemanha tem crianças obesas: é a água!
http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,3324355,00.html

Anônimo disse...

Então o strudell está liberado?
Mas, tanta coisa que precisa ser melhorada e os caras correlacionando garrafa com obesidade!

Anônimo disse...

Strudell sempre estará liberado... desde que não sejam oito por dia!!!

Anônimo disse...

Mas... e garrafa PET? Dá pra emagrecer cortando elas da minha dieta?

Anônimo disse...

Se vc evitar o conteúdo delas, com certeza!!! :o)

Unknown disse...

HAHAHA....se não fosse tão trágico pensar que alguns levam suas vidas acreditando em matérias como essa, seria até cômico!rsrs......
bom, já que o tabu da obesidade foi resolvido....que venha o próximo problema da humanidade!