quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Enfrentando a situação

É incrível o que está acontecendo no Uruguai: liberação do aborto, da maconha, sistema de saúde pra todas as classes sociais, transporte idem e educação também. A notícia pode ser lida nesse link aqui.

Verdade que é um país de 3 milhões de habitantes; tão verdade quanto o fato deles terem tido coragem de discutir abertamente temas tidos como complicados. Pessoalmente não vejo complicação nenhuma. Complicado é não discutir por hipocrisia e falso moralismo, exatamente o que acontece no Brasilzão demeudeus. 

A coisa é simples: precisamos decidir se essas questões são de saúde pública ou de moralismo religioso. E eu não tenho a menor dúvida de que a primeira coisa é uma questão de Estado e a segunda uma questão privada. Então o Estado deve permitir sim essas coisas, regulamentar, fiscalizar e impor as regras. E o indivíduo tem todo o direito de não fazer, usando sua ética e seu juízo. O que eu acho inaceitável é isso tudo ser tratado como tabu e ser proibido simplesmente por que as pessoas não têm coragem de falar a respeito.

E tenho dito...

Um comentário:

R. disse...

E como dizem: "cada um cuida do seu".
Cada um que viva e morra como quiser e ninguém tem NADA com isso.

Voltaire já dizia: "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las".

Eu completaria "pelo seu direito de escolhê-las".