segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Caos

No último final de semana o pessoal me abordou perguntando se havia algo pra ler referente à aula de encerramento do curso. Eu já tinha uma dívida com uma assídua leitora do blog na indicação de um livro (que podo ser conferido no comentário do post aí de baixo), e assim, juntei a fome com a vontade de comer.

Sendo assim, partindo de um consumidor maníaco de livros, não seria nada demais eu colocar aqui uma lista infinita de livros sobre assuntos diversos e blá, blá, blá... mas vou me ater ao caos. So be it...

1. Dos Ritmos ao Caos. Sinopse e capítulos aqui.

Enganadoramente acessível. Ele vai indo, e você vai ficando. Mesmo assim, com alguma insistência e calma, dá pra ir até o final. O interessante é que ele conta mais sobre o que é caos e sobre como encontramos manifestações do caos por aí e como havia problemas na ciência que hoje são atribuíveis a ele. Conta também que caos não tem nada a ver com "acaso". Bem diferente. De longe, o mais "simples" sobre o assunto.

2. Acaso e Caos. Sinopse e capítulos aqui.

Vai pro lado da filosofia. Mais viagem. Mas interessante. Precisa ter mais noção do que é caos efetivamente.

3. As Leis do Caos. Sinopse e capítulos aqui.

Esse é enroscadíssimo. Mas o mais fascinante. O autor ganhou um prêmio nobel de física no final dos anos 70 sobre um assunto que até hoje bem pouca gente entende mesmo. Pra ter idéia, deve ter meia dúzia de universidades no mundo que se atrevem a oferecer disciplinas sobre o assunto que deu o prêmio pro cara. É termodinâmica finíssima e da maior relevância. Uma pena que somos ostensivamente desestimulados a gostar de físico-química. Depois que a gente comer mais feijão, vale a pena deixar anotado!

4. Caos - A criação de uma nova ciência. Sinopse aqui.

Bom pra contar uma parte da história do caos. Mas terrivelmente tendencioso, como muitas coisas feitas por americanos. Ainda assim, é um bom livro por que ele é escrito por um jornalista, que faz o diabo pra simplificar as coisas. Ele tentou dar um ar de revolucionário, mas não é. Ainda assim, traz as curiosidades em detrimento dos fundamentos. De longe, é o mais caro de todos, e nem vale tudo isso. Ainda assim, como primeiro contato pode valer a pena pra estimular.

É isso. De longe, estendo a indicação feita à leitora a todos: vai no primeiro. Aliás, semana que vem com 50% de desconto na feira de livros.

Nos trombamos lá.

Nenhum comentário: