Desde quando se especula se há vida noutros planetas eu não sei dizer. Mas digo que, estatisticamente, não é possível que não haja. Mesmo assim, a ideia de "vida" está muito atrelada às formas de vida que conhecemos. Sei lá se conseguimos conceber outras formas de vida que não essas que vemos por aqui na Terra... por exemplo, alguma forma de vida gasosa... enfim.
Seja como for, a sonda Curiosity foi enviada pra Marte e parece que há indícios químicos de que se não houve vida propriamente dita, ao menos houve condições químicas e físico-químicas pra que isso tivesse acontecido em algum momento - a notícia pode ser lida nesse link aqui - e possivelmente seriam bactérias, ou ao menos as chances são maiores pra esses organismos.
As implicações pra comprovação de existência atual ou anterior de vida fora da Terra teria impactos sociológicos importantes, já que seria um golpe duríssimo contra o criacionismo e na visão extremamente antropomórfica que temos do mundo e da natureza.
Um comentário:
Será que teria impacto mesmo? Duvido.
As pessoas ignoram complementamente a realidade, não só a científica, quando acreditam em alguma coisa. E até pra evolução os caras deram um jeitinho: Design Inteligente.
Eles certamente pensariam em alguma coisa pra explicar as bactérias marcianas, sem abalar em 1 milímetro o criacionismo e a visão de homem como centro do universo.
E nos mais, basta eles ignorarem solenemente como têm feito nos últimos séculos.
Postar um comentário