Depois de mostrar descalabros, perguntas aparecem. O que fazer pra melhorar, evitar, superar? Simples, educar. Fácil? Nem a pau. Mas alguns dados recentes mostram isso com uma clareza absurda e inequívoca.
Primeiro, os alunos estão "aprisionados" ao longo das séries, principalmente no ensino fundamental (pode ser lido aqui). Como eles conseguem chegar até a faculdade é um mistério , mas chegam a duras penas e incham um sistema que ainda está longe de estar saturado, e apresenta potencial de crescimento por um bom tempo. Não discutiremos os resultados do processo, mas, pra quem acompanha o mercado, está lendo o tempo todo que estão sobrando vagas para vagas de nível superior... isso mesmo, sobrando! Não é possível que a multidão de gente sendo formada nesse brasilzãodemeudeus não consiga dar conta do recado. Pois não consegue. Agências de empregos estão com vagas ociosas, implorando por gente, e a salários altos.
Um comentário:
Muito bem colocado, mas no que diz respeito ao primeiro artigo, quando o especialista da UFJF se refere que não é muito adepto da reprovação nas séries iniciais, devo dizer que não entendi muito bem o ponto de vista que ele quis transmitir, pois se for assim, deixemos então esse sistema de aprovação automática e continuemos a empurrar com a barriga esse extrama defasagem educacional!
Postar um comentário