domingo, 22 de agosto de 2010

Filmes

Como prometi na aula, e depois do grande interesse demonstrado sobre o assunto, aí vai uma listinha de filmes em que se pode ver o que acontece no uso de certas drogas - com bastante precisão farmacológica e psicológica, eu diria. Então, vamos do começo.

Absolutamente obrigatório é "Fear and Loathing in Las Vegas", em português, "Medo e Delírio", com dois irreconhecíveis e impagáveis Johnny Depp e Benicio Del Toro. Tem um trailer aqui. Tem de tudo, de todo jeito e com todas as nuances possíveis. É um filme meio doido, em que se precisa entender um pouco do contexto histórico de quando ele se passa, e sobre quem foi o autor do livro que deu origem ao filme (Hunter S. Thompson). Difícil de se encontrar por aí pra alugar, mas com certeza absoluta, vale MUITO a pena, principalmente por ser uma obra de contexto cultural, pesadamente crítico e ideológico: o cara mete o pau em tudo o que consegue, principalmente na hipocrisia. 

Pra entender um pouquinho da cultura desse período, vale a pena ver o documentário sobre Woodstock. Onde se conta a história do festival que mudou a concepção de organização de eventos de música e o papel da música na cultura - e muita música da época, que, pra quem gosta, é um prato cheio.

Depois desse, tem algo mais sombrio, mas não menos espetacular, chamado "Trainspotting", que mostra um mundo muito cruel dos usuários de heroína. Trágico, pirado, insano e complicado. Tem um trailer (em inglês) aqui. A questão das drogas é um pano de fundo, mas obviamente as críticas ali são muito ásperas e vale a pena seu tempo.

Por fim, já que eu acho que é muita informação de uma vez só, um filme que conta a história da cocaína nos EUA, como se popularizou, como alcançou níveis de uso tão estratosféricos e, de certa forma, por que é tão persistente. De novo com nosso amigo Johnny Depp, chama-se "Blow", em português, "Profissão de Risco". Sem falso moralismo, tente entender por que a coisa deu tão certo. É bastante elucidativo.

Por enquanto é isso. Conforme forem aparecendo notícias, eu posto mais alguns.

Um comentário:

GaArini disse...

Dos filmes comentados, conheço Trainspotting, que é realmente muito bom! Traz desde algumas cenas engraçadas até a decadência que uma pessoa possa atingir, quando o vício se instala. Nessa linha de filmes, um muito bom de se ver é: "Eu, Christiane F. - 13 Anos, Drogada e Prostituída", ao qual retrata bem os males que o uso indevido de drogas traz como consequência.