terça-feira, 10 de agosto de 2010

Da série Redescobrindo a roda - parte N

As ações das empresas de álcool gel vão cair. Podem descartar seus estoques do dito cujo e voltar aos velhos hábitos por aí, pois os gênios do pânico se tocaram e resolveram acabar com a gripe suína. Estupendo, não?

Agora vão dizer que a coisa foi controlada pelos esforços estóicos dos valorosos dirigentes, que impuseram as diretrizes para controlar essa terrível chaga que se abateu sobre a humanidade,... e todo o trololó associado.

Fato é que a coisa rendeu os tubos de grana pras empresas de vacinas, antivirais, noticiários e toda a merdalheira da qual nos referimos anteriormente por aqui.

Algo digno de nota? Absolutamente não. Na verdade, os caras não conseguiam mais manter o status do pânico com os números sub-pífios que andaram aparecendo. OBVIAMENTE, graças aos esforços estóicos...

8 comentários:

Natália disse...

Talvez o único ponto positivo disso tudo foi que ALGUMAS pessoas aprenderam noções de higiene, tal qual levar as mãos a boca e nariz ao espirrar. Isso sim que foi estupendo! De resto, todo o pânico foi desnecessário; porém foi justamente isso que conferiu o 'sucesso' à gripe suína. 'Sorte' de tais empresas.

V. disse...

E digo mais, não vou aposentar meu alcool em gel sabendo que a maioria da população não lava as mãos frequentemente. Prova disso:
http://news.google.com.br/news/url?sa=t&ct2=pt-BR_br%2F0_0_s_0_0_t&ct3=MAA4AEgAUABgAWoIcHQtQlJfYnI&usg=AFQjCNFjN5zXu66G00urzv3-rhVfJUcRTA&cid=0&ei=J_ZhTMjBDKic9gT4yslN&rt=SEARCH&vm=STANDARD&url=http%3A%2F%2Fwww.abril.com.br%2Fnoticias%2Fcomportamento%2Fmaioria-brasileiros-nao-lava-maos-revela-pesquisa-internacional-579799.shtml
ou http://news.google.com.br/news/url?sa=t&ct2=pt-BR_br%2F0_0_s_1_0_t&ct3=MAA4AEgBUABgAWoIcHQtQlJfYnI&usg=AFQjCNGCwiLhuBcHA9p4fV0wJdS6c_KcFw&cid=0&ei=J_ZhTMjBDKic9gT4yslN&rt=SEARCH&vm=STANDARD&url=http%3A%2F%2Fwww.faxaju.com.br%2Fviz_conteudo.asp%3Fcodigo%3D1672010853984260
Gripe é o de menos, quero ver evitar diarreia, conjuntivite, pneumonia, infecções urinarias... Todas bacterias que são facilmente mortas por uma boa higiene.

F'skeptic disse...

Álcool gel é útil pra quando não se tem água e sabão à disposição. Mas um pouco de contato com microorganismos dá algum "vigor" ao nosso sistema imunológico.
Conclusão: não vou enriquecer usando a cozinha de casa pra produzir o álcool gel que aprendi na farmacotécnica... Puxa vida... =D

V. disse...

Diga isso à super bactéria:
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/estudo+revela+nova+superbacteria+e+preocupa+cientistas/n1237745507508.html
Quero ver depois de uma infecção dessa seu sistema imunológico ter um pouco mais de "vigor". ¬¬
Detalhe: Uma é simplesmente a E.coli, presente nos chamados coliformes fecais. Uma diarréia mortal não acha?

Anônimo disse...

*http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/estudo+revela+nova+superbacteria+e+preocupa+cientistas/n1237745507508.html

montagna disse...

Na boa... superbactéria deve ter umas 500 por aí. Na verdade, o que faz de uma bactéria uma "superbactéria"? Resistência ou virulência? O Staphylococcus que vive na sua pele é um demônio. Se ele for parar no compartimento "errado", vc já era... será comido(a) em dois dias. E não vai ter remédio que dê jeito. Não que não exista remédio, mas que não tem como tratar. Então, ter um gene importante para resistência é grave. Mas se o bicho não tiver fator de virulência importante, então, bem, morre-se, mas não tanto assim, sacou?

farmacéptica disse...

Vigor sim. Nossa capacidade de responder a agentes biológicos externos (vermes, bcts, fungos...) depende MUITO, mas não só, de termos entrado em contato com diferentes agentes antes. Já li alguma coisa a respeito de pessoas criadas em ambientes excessivamente limpos, o resultado é uma menor capacidade do sistema imunológico/fisiológico do organismos em responder a esses "bichos". Sabe aquela história do turista gringo que resolve comer, sei lá, uma coxinha? A gente come todo dia e não sente nada, o cara come uma vez na vida e vai pro hospital!

V. disse...

Não digo excessivamente limpos, mas que somos porquinhos somos...
Alem disso se expor a agentes biologicos deveras perigosos propositalmente é um tanto burrice.
Uma coisa é vc pegar o bombom que caiu no chão, dar uma sopradinha e comer. Outra é comer o churrasquinho de gato na esquina e se expor a algo muito pior...
Quanto a super bacteria tenho minhas controvérsias por que não explicam tudo e não houve registros de morte. Até aí uma E.coli de biomol com 4 genes de resistencia já é um perigo, mas é facilmente evitavel com alcool 70%.