sexta-feira, 29 de maio de 2009

Não sei do que se trata

Alguém aí já ouviu falar em direitos humanos? Clicando aqui é possível acessar o texto original da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A leitura traz a impressão de que, ou não somos humanos, ou é pra outro tipo de humano. Tenho visto muito pouco disso por aí.

Um pessoal da Anistia Internacional fez um estudo interessante, mostrando qual impressão tem o cidadão comum, como eu e você, dos Direitos Humanos no Brasil. A peça está aqui. E coloca em números o óbvio: isso não é coisa pro nosso bico. Mas sim, pra outro bico. E explicam-se algumas coisas que vemos no nosso cotidiano infeliz.

Numa ponta, os que não têm mesmo acesso ao Estado e aos direitos humanos sobrevivem. Na outra ponta, os ricos, que não são mesmo desse planeta. No meio, a "Bolha" resmungante cultivada pela classe média, que não está em outro planeta, mas não quer se ver na ponta de baixo.

Ignorância? Ausência do Estado? Aceitação excessiva? O que explicaria isso?

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Viva o cabidão!!!

Vale a pena passar por tudo o que a gente passa na vida pra ter que agüentar isso aqui? Certamente não. Por isso tenho vergonha de certas coisas... e nojo de outras. Não fosse aquilo lá um cabide de empregos, com um monte de bezerros mamando nas tetas do governo, e estava aquele bando de desocupado no olho da rua!!!

Ah... desculpa... esqueci que meu público não sabe do que se trata. Melhor pra vocês. Muito melhor. E tenho dito...

Podem colocar as barbas de molho

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP) lançou a prova que se vinha falando há algum tempo. Depois dos resultados catastróficos nos últimos anos, o pessoal vai mandar bala, e eu quero ver quem segura. A prova da OAB está aí, é contestada todo ano, e todo ano os caras estão se lixando pros processos e recursos, continuam e continuarão fazendo a prova.

O CREMESP tem razão. Veja aqui por que.

O MEC faz de conta que não é com eles e, pra variar, tapa o sol com a peneira. A palhaçada pode ser lida aqui.

Não é de hoje que essa história também é ventilada para o curso de farmácia. E não duvide se daqui bem pouco tempo, o CRF não vá resolver fazer o mesmo. Só precisam de dados que suportem a iniciativa. E será, finalmente, uma iniciativa digna de nota. Mas terão bala na agulha como têm a OAB e o CFM? A conferir...

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Foi assim...

... nada mais, nada menos.

http://www.youtube.com/watch?v=dbQFyMwmTL0

E prometo que não faço mais comentários lúdicos fora do tema do blog.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Novos links

Pessoal, há uma nova barra de links aí do lado que trás blogs de ciência interessantes. São de grandes corporações da mídia, têm lá seus vieses, mas trazem notícias, algumas discussões e novidades. O bom é ser em português. Vale a pena torrar um naco do seu tempo com isso e saber por onde andam as coisas.

Tomara que a lista aumente... mesmo tendo pouca gente interessada nisso.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Antidepressivos, ansiolíticos e laxativos

Pros desavisados, uma nota dissonante: dias 15 e 16 de Maio se apresenta em São Paulo uma das maiores bandas de rock'n'roll da história, o Heaven & Hell.

Quem tiver uma graninha, vá assistir (se ainda houver ingressos). É melhor que qualquer antidepressivo do mundo. Nada como ouvir um som pesado, com muitos decibéis na cabeça, sem se preocupar com o que acontece ou deixa de acontecer.

Pra me fazer conseguir esperar, só ansiolíticos. Por que lá dentro, quando o pau comer, será catarse. Melhor que qualquer laxativo.

Uma pitada da bagaça aqui.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Como anda a vida?

Estava fuçando uns velhos discos e encontrei essa mensagem de incentivo e otimismo na contracapa de uma das preciosidades que tenho em casa.

"Forget religion, politics, career,
sex and ego for a while.
The only important information
you need is the fact that life is shit.
Then you can try to live."

É isso aí...

terça-feira, 5 de maio de 2009

Desencanei

Já faz um tempo que não posto nada por aqui. A bem da verdade, quase um mês, não? Por falta de tempo... hmmm... desculpinha manjada. Quem se propõe a fazer algo assim sempre arranja um tempo. E fiquei matutando sobre o que tem me feito não postar nada por aqui. Conclusão não óbvia, e meio paradoxal: excesso de notícia!

Pois é, o pessoal me manda links pras escabrosidades que se noticia por aí e é tanta porcaria, tanta bobagem, que eu teria que colocar sei lá quantos posts por dia. É problema com a notícia, problema com o texto, com o título, com a informação técnica, com tudo o que se puder imaginar! Tô até pensando em montar um capítulo da apostila do ano que vem só com uma classificação dos tipos de porcarias que se escreve na mídia.

Nesse sentido, acabo tendo duas vontades: 1. mudar um pouco o rumo do blog, e fazer um misto de péssimas notícias com sessão "fura-zóio" sobre generalidades/mazelas dos seres humanos e; 2. focar ainda mais a disciplina de metodologia nessas questões de má transmissão da informação (claro, mantendo os assuuntos de ciência).

O triste disso é que haveria tantas boas coisas de ciência pra se discutir, tantos assuntos interessantes pra se colocar em pauta. Mas como a porcaria empastela tudo, não dá pra se mexer sem ao menos dar uma limpada no terreno.

Vejamos como tudo se comporta nos tempos vindouros.