"As indústrias rechaçam qualquer prazo para eliminar a gordura trans dos alimentos consumidos no país. O presidente da Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), Edmund Klotz, reage com ironia ao comentar os planos do Ministério da Saúde de ver, em pouco tempo, o Brasil livre da mais danosa das gorduras.
"Se for fixado um prazo para acabar com a gordura trans, vamos ter de criar porco de novo e voltar à velha banha", afirma Klotz. "Ainda não temos nada com um resultado final parecido com o dessa gordura."
Neste ano, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, convocou os fabricantes e defendeu o modelo do Canadá, que deu três anos para que o ingrediente fosse banido.
"A nossa vontade é que, num curto prazo, nós possamos estar com 100% dos alimentos comercializados no Brasil sem gordura trans", afirmou.
O empenho do ministro se justifica pelos gastos com o tratamento dos brasileiros que comem mal. Cerca de 168 mil pessoas foram hospitalizadas em 2007 em decorrência de acidente vascular cerebral --uma das conseqüências do colesterol alterado--, o que custou R$ 118 milhões aos cofres públicos."
6 comentários:
Bem... mas a gordura trans não é mesmo ruim?
Nesse caso, não há jeito é preciso minimizar seu uso e procurar outras alternativas para ela nos alimentos industrializados e frituras...
Claro que não precisa fazer esse alarde todo(banir... é talvez um exagero).
Mas, se a preocupação fosse a nossa saúde... um monte de outras coisas (aditivos, conservantes, corantes... aquela coisa toda que eles colocam nos nuggets e com catchup fica uma delícia! ... e por aí vai) iriam ter que entrar nessa lista de banimento!!!
Sal!!! Sal de cozinha!!! Aumenta a pressão, causa infarto e o diabo.
Não vou poder fazer mais churrasco por causa do álcool da cerveja, por causa das gorduras da costela e do cupim, do colesterol, da fumaça do carvão, do peido e da merda das vacas que faz efeito estufa, da anilina do sorvete de morango da sobremesa, do carvalho onde envelhece o whisky... esse é o destino!!! PRO INFERNO OS AMBIENTALISTAS!!!
DEIXA EU MORRER DO JEITO QUE EU QUISER!!!!
É só que me falta a gente ficar sendo proibido de comer as coisas por causa disso e daquilo.
Vc quer morrer do jeito que quiser?
Mas, não pode! Nem comer, nem beber, fumar...
Não podemos viver do jeito que queremos!Morrer então é esperar demais.
E morrer com alguma dignidade e um pouco menos de sofrimento?
Falando mais claramente: eutanásia!?
Nossa... imagina passar cento e vinte anos comendo verdura refogada com suco de beterraba??? Pro inferno!!! Quero gordura trans!!!
Meu avô fuma há 79 anos, foi alcoólatra por quarenta. E tá lá, comendo torresmo com macarrão e ovo frito, além de umas pingas escondido de vez em quando. Nunca fez dieta e só toma aspirina.
Uma colega de turma faz pilates desde que nasceu, nunca comeu besteira e nem assistiu pica-pau quando era criança. Teve um tumor de mama aos 25 anos e já teve que fazer duas mastectomias radicais. E daí??? Me deixa quieto!!!
Todo mundo viveu bem com a gordura, até falarem "cuidado com a gordura trans". Quero só ver se o preço dos produtos for lá em cima por causa dessa baboseira...
Com a manteiga e a gema do ovo tb, até dizerem que entupia as artérias e que aumentava o "colesterol".
Postar um comentário