segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Os links aí ao lado...

O pessoal não costuma comentar, e como a gente ainda não tá sentindo falta, o máximo que fizemos foi dar uma clicada, ver umas páginas em inglês e só isso.

Pois bem, vou fazer um trabalho de utilidade pública e dar uma geral nesses links aí ao lado e mostrar quem é quem. Quem sabe os convivas acaba,mse interessando e deixando seus relatos sobre o que encontrarem ali.

Cell e Nature: são os periódicos científicos de maior prestígio do mundo. Conseguir publicar um artigo ali significa ser lançado ao absoluto prestígio na carreira científica. E o que se escreve ali, pesa... pesa muito! Não estáo acima do bem e do mal. Já tiveram que recolher coisas e voltar atrás em informações. Isso significa que o fulano que deu mancada caiu em eterna e irreversível desgraça. Ainda assim, há alguns blogs de cientistas e sempre há as notícias mais relevantes e impactantes da ciência. O legal é que os jornalistas científicos sempre vão beber nessa fonte, e assim, podemos ir conferir diretamente na fonte se os jornalistas estão ou não falando bobagem. É divertidíssimo.

Open Access Central: é uma iniciativa do Public Health Institute dos EUA de disponibilizar gratuitamente os artigos de vários periódicos de peso publicados por lá. Muitas das suas pesquisas pra faculdade podem começar por aí.

PLoS: é uma revista eletrônica lançada recentemente que congrega gente de peso pra fornecer ciência de qualidade também com acesso livre.

Science Magazine: é a revista da Science. Esse periódico é o correspondente americano da Cell e da Nature (que são europeus) e é tão ou mais influente que os dois anteriores. O legal é que a Science Mag traz notícias mais digeríveis pra nós do que as duas primeiras.

Scientific American e SciAm Brasil: é tudo o que a superinteressante poderia ter sido, mas não chega nem perto. A SciAm é uma publicação feita por cientistas, para um público letrado e cientista. Não é incomum a gente não entender um artigo sobre um assunto com o qual não temos intimidade. Muitas vezes, os artigos são tão bons que eles são considerados como referência em artigos científicos. Não só pela qualidade da informação como pela seriedade, essa vale a pena assinar. E tem em português (pros anglófobos).

Com o tempo vamos colocando outros bons sites por aí. Mas esses são os mais quentes mesmo. Ao invés de ler porcaria, leia alguma coisa decente.

E tenho dito...

5 comentários:

Anônimo disse...

Anglófobos?
Essa é boa... ignorância agora virou fobia (hahahah).

Thamara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thamara disse...

Adorei também éric seu linguajar...e você que sempre fala que nós -seus alunos da FOC - não entramos no seu blog...aqui estou eu!!

Beijos

Thamara disse...

Adorei também éric seu linguajar...e você que sempre fala que nós -seus alunos da FOC - não entramos no seu blog...aqui estou eu!!

Beijos

Anônimo disse...

Não entram, não entram, não entram!!!

Mas os que entram, entram, e aparecem.

Apareçam!!!

E meu linguajar é comedido como sempre... comedido... comedido...

Mas de vez em quando, a gente patina e solta uns palavrões aqui e acolá... :o)