"Anvisa decide limitar o uso de dois adoçante
Da Folha de S.Paulo 19/03
Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu ontem reduzir a quantidade máxima dos adoçantes sacarina e ciclamato em bebidas e alimentos e aprovar o uso de três novas substâncias no Brasil --taumatina, eritritol e neotame, já aprovadas por organismos internacionais de saúde.
De acordo com Lucas Medeiros Dantas, gerente de tecnologia de alimentos da Anvisa, a decisão de reduzir o limite decorreu de uma avaliação do impacto desses edulcorantes (adoçantes) para a saúde. Segundo ele, pesou na decisão a presença de sódio, substância já condenada pela OMS (Organização Mundial da Saúde)."
Matéria completa em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u383664.shtmlE já havia dados sobre isso há bastante tempo. Por que os caras não se mexiam? A gente sabe por que.
Mas corrobora o que disse o sujeito uns dois posts aí pra baixo.
3 comentários:
mas prof. o q pega no adoçante nao é o aspartame que dizem ser cancerigeno e talz?
essa parte do sodio nunca tinha ouvido falar! o_o
o prejuizo vai ser maior p qm afinal? e o lucro?
Mas o problema da sacarina e do ciclamato é só o sódio ? Não que seja pouco... Por que se é pensando em saúde o aspartame não fica atrás, como comentou a colega. E os adoçantes que foram liberados, fazem menos mal ou a gente vai ser cobaia dos outros países?
Aspartame era usado pra induzir pedra no rim de cobaia. O efeito em humanos não é diferente. Nunca foi proibido por que a companhia que detinha os direitos exclusivos de uso tinha um puta lobby no FDA. Como o Brasil sempre toma decisões com base no FDA, eles não proibiam aqui. Quando expirou a exclusividade de patente e os caras sentiram que iam perder grossas fatias do mercado, venderam a marca e "vazaram" dados desse problema. Mas a marca já tinha sido vendida.
A gente ser cobaia de outros países? Não. Eles têm que liberar primeiro por lá. Não adianta "testar" aqui. Tem que liberar lá.
Postar um comentário