Demorei pra postar isso, mas acho que ainda vale a pena. Saiu um dia desses uma notícia de que a USP é a melhor Universidade da América Latina. A notícia pode ser lida nesse link aqui. Maravilha, é a melhor, e pode-se questionar qualquer tipo de ranking, por melhor que ele seja. Mas já é alguma coisa, e não custa tentar encontrar parâmetros objetivos pra dizer o que é bom e o que não é tão bom assim.
Pois a melhor notícia sobre rankings e a USP pode ser lida nesse link aqui. É um ranking feito para alunos dos EUA e diz que a USP é boa para 'burros'. Isso mesmo, se você é um asno que só quer saber de jogar bola, a USP é o melhor lugar.
Exageros à parte (não acho que seja tão exagerado assim), ninguém se mata de estudar na USP. Tirando o pessoal da Física e umas matérias aqui e ali, realmente, não dá pra comparar com o quanto o pessoal estuda nas grandes Universidades mundo afora.
Tá vendo como o rankings podem ser estranhos e mostrar ângulos diferentes? Na verdade, essa diferença não existe. Os caras mais sérios vêem a USP como ela é: moleza. E os Latinos que gostam de se vitimizar, acham aquilo o máximo. Em tempo: se perguntou por que muitas universidades nem entram nos rankings, sejam eles quais forem? Pois é... those were the days...