Tenho colocado uns posts aqui falando sobre os problemas da educação, encrencas diversas sobre má formação de professores, má formação de alunos, problemas, problemas, problemas... mas agora eu trago algo mais: problemas.
Duas coisas curiosas: uma mostra que a formação está on demand, como diriam os americanos - ou, a toque de caixa; a outra mostra que a percepção geral de ciência está uma caca, e isso tem reflexos. Vejamos.
Neste link aqui dá pra ler uma matéria sobre a má formação em cursos tecnológicos. Esses cursos têm o objetivo (discutível) de mandar mão-de-obra especializada rapidamente pro mercado de trabalho. Pelo jeito não tem funcionado. Quer dizer, nem técnicos, nem bacharéis, nem tecnólogos e nem nada tem sido formado decentemente... portanto, quem constrói pontes, carros, prédios? Quem te atende no hospital, no banco, no restaurante? Além da corrupção (outro problemaço), tem então a incompetência em números, pra mostrar que estamos indo para baixo, e avante!!!
Neste outro link aqui dá pra ler outra encrenca: a falta de educação científica geral da população. No caso do artigo, falam de russos. E você dirá, "bem, eles que se atolem nos pântanos inférteis da ignorância pra lá!". Pois é... mas russos ignorantes são como chimpanzés com metralhadoras carregadas: eles podem pulverizar o mundo com uma dedada no botão certo!!! A guerra fria é coisa de filme velho pra nossa geração - mesmo eu tendo visto a queda do muro de Berlim pela TV. Mas não vivemos a parte cabeluda dessa época do mundo. O ponto sobre essa mesma questão é que esses números mostrados na matéria são parecidos com os dos EUA, e quiçá, de outros lugares desenvolvidos... que dirá por aqui.
Pergunta do Tio: vamos galopando para uma nova idade das trevas? Não consigo pensar de outra forma.