O problema é que o dado é SUBESTIMADO!!! Me pergunto qual seria a proporção se eles refizessem a pergunta para diretores de grandes empresas e pra professores de escola particular.
No final, não passa de dinheiro, prestígio e todas as misérias regulares do ser humano.
Mas o que me preocupa mesmo é que isso claramente é uma tentativa de desqualificar o trabalho científico. Apareceu na Nature, ok, tem peso. Por outro lado, o veículo que está divulgando o dado é claramente de cunho popular e isso certamente terá um impacto completamente diferente do que o no meio científico.
"Quase 10% dos cientistas já notaram desvios éticos em laboratórios
da Reuters
Uma série de entrevistas realizadas com 2.212 cientistas da área biomédica nos Estados Unidos indica que a falta de ética pode ser um problema subestimado no meio.
Segundo o resultado do levantamento, divulgado ontem pela revista "Nature", 9% dos cientistas disseram já ter testemunhado algum caso de falsificação de resultados, plágio ou invenção de dados.
Entre os 267 episódios relatados para a pesquisa, 37% nunca foram denunciados a instâncias superiores para investigação, por medo de represálias ou de comprometer orçamentos coletivos.
Se o levantamento for uma amostra representativa, dizem os autores, mais de 3.000 casos de desvio ético podem estar ocorrendo anualmente nos EUA."