segunda-feira, 25 de maio de 2009

Podem colocar as barbas de molho

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP) lançou a prova que se vinha falando há algum tempo. Depois dos resultados catastróficos nos últimos anos, o pessoal vai mandar bala, e eu quero ver quem segura. A prova da OAB está aí, é contestada todo ano, e todo ano os caras estão se lixando pros processos e recursos, continuam e continuarão fazendo a prova.

O CREMESP tem razão. Veja aqui por que.

O MEC faz de conta que não é com eles e, pra variar, tapa o sol com a peneira. A palhaçada pode ser lida aqui.

Não é de hoje que essa história também é ventilada para o curso de farmácia. E não duvide se daqui bem pouco tempo, o CRF não vá resolver fazer o mesmo. Só precisam de dados que suportem a iniciativa. E será, finalmente, uma iniciativa digna de nota. Mas terão bala na agulha como têm a OAB e o CFM? A conferir...

6 comentários:

Anônimo disse...

"Estamos acabando com cursos ruins e vamos dar espaço para os bons"(MEC).

Ah, bom! Assim eu fico mais tranquila...

Demorou, qualquer curso da área da saúde tinha que ser avaliado por seus respectivos conselhos! Medicina e farmácia são os primeiros da lista...

montagna disse...

Bullshit... o MEC está tirando os que são MUITO absurdos. Os médio e pouco absurdos continuam. Isso é balela.

Quanto aos cursos, deveria ser pra tudo. O MEC controla a qualidade das faculdades, e o que se faz dentro dela. Mas pra trabalhar, tem que conseguir aprovação do órgão responsável pela regulamentação da profissão. E não só isso. Deveria ser como carteira de motorista: pra trabalhar tem que renovar o exame a cada tantos anos, obrigatoriamente. Nos EUA é assim. E não é moleza não.

Anônimo disse...

Esqueci as aspas em: "Assim eu fico bem mais tranquila", o sentido é totalmente outro!

Qualquer curso precisa passar por avaliação dos órgãos profissionais, mas são mais urgentes (urgentíssimos) os da saúde.

Mas, antes de mais nada, eu fico a me perguntar como é que vão fazer funcionar o ENEM como substituição de vestibular. Se já é difícil selecionar (muita gente pra pouca vaga) com vestibular, como vai ser com ENEM?
O ENEM vai virar um vestibular? E aí da na mesma, não?

montagna disse...

Não... não dá na mesma. Piora bastante por que o ENEM não julga bosta nenhuma. Isso vai causar algum transtorno pros cursinho e colégios por um tempo, mas em breve tudo volta ao lugar de sempre.

E, porcaria por porcaria, que se faça uma porcaria mais democrática, não?

Anônimo disse...

Democrático... Pode ser, mas naquelas... Sistema de cotas, pontuações por se estudar em escola pública, isso , aquilo... é mais "democrático", porque tenta incluir, teoricamente, aqueles que sem isto estaria excluídos. ENEM por vestibular vai nessa linha...

Um sistema educacional falido e que só não dá mais na cara justamente, pq o ENEM não avalia nada, dá nisso: vamos fingir que a educação no país está melhorando e que estamos adotando um sistema de avaliação mais adequado (não necessariamente às nossas necessidades!!!).

Será que os colégios vão virar cursinho preparatório pra ENEM? Espero que não se esqueçam da formação dos alunos,fora o adestrar o aluno pra fazer o ENEM...

Porcara por porcaria, espero que essa de os órgãos profissionais aplicarem prova pegue mesmo por aqui!!!

Tart's disse...

Finalmente!!

Estava demorando demais pra acontecer isso.

Eu já disse em outros lugares que tenho medo de ter filhos, pois não sei os médicos que eles terão.

E até eu mesma, passo em médicos novos com medo.

acho que toda a área de saúde deveria ter provas como as da OAB. E não só eles, mas pessoas que se formam querendo ser professores (tipo Letras, História e tal) além de Engenheiros!!

Pensando melhor, todos os cursos deveriam ter uma prova para podermos trabalhar!