quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

IPCC, fraudes e o aquecimento global

Sem milongas: meteram a mão num bocado de mails de alguns cientistas que alimentam o painel intergovernamental de mudança climática (IPCC). Nem vou falar quanto os caras estão tomando atitudes políticas e com a ciência não mais do que enfiada no sovaco - e uma boa sacola de dinheiro. Quem acompanha as coisas por aqui sabe quanto sou cético com relação às questões da mudança climática. E meu argumento é simples: os dados são insuficientes e, assim, a ciência deve manter por perto todos os argumentos, sejam eles a favor ou contra.

Pois esses dias hackearam um dos maiores grupos que alimentam o IPCC com dados (tá, atitude errada). E viram que os caras possivelmente estariam "ajeitando" dados visando reforçar os argumentos deles.

De saída: a coisa merece no mínimo uma investigação decente. Claro que sussurros aqui e ali transformaram-se em vozes estridentes, de um lado metendo o dedo na fuça dos caras e acusando das coisas menos lisonjeiras possíveis; de outro, defendendo os caras dizendo que não fizeram nada demais. Não vou nem pra um lado, nem pra outro. Acho que merece investigação. Acho que a coisa vai mal do jeito que vai. E não só acho, mas tenho certeza: a grana tá mandando. E quando é a grana que governa, fim de papo pra qualquer intenção superior.

Uma boa idéia do panorama pelo lado dos fundamentalistas verdes pode ser lido aqui. E uma argumentação equilibrada pode ser lida aqui, infelizmente só para assinantes. No grosso, o segundo link trata do fundamentalismo verde. Excelente.

No final das contas, fica uma coisa só pra mim de tudo isso: a discussão tem sido qualquer coisa, exceto científica. E tenho dito...

Nenhum comentário: