quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Como anda a cabeça dos estudantes

Apesar de eu já ser professor, ainda sou estudante e justamente por conhecer bem os dois lados, tenho cá minha visão sobre os vício e vicissitudes do ensinar e do aprender. Professores se queixam que alunos não estão motivados. Alunos reclamam que as aulas são chatas. Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?

Pois assisti uma palestra essa semana onde se começava com o vídeo que vai aí abaixo. Curto e matador!!! Vale a pena que a gente o veja como alunos, justamente pra termos argumentos e sugestões melhores aos nosso professores. Também vale a pena pensarmos nele se formos professores agora ou um dia.

3 comentários:

Anônimo disse...

No dia-a-dia corrido, de calendários e programas que precisam ser cumpridos, de atividades que precisam ser entregues, de notas, de provas... Não há espaço, ou há bem pouco, para que possamos realmente discurtir, aprender, desenvolver coisas que não sejam um "vomitar e fagocitar" de informações.

Obter um certificado não é ter aprendido e estar apto a exercer uma profissão. Obter um certificado, meus caros colegas, é tão somente adquirir um papel com seu nome escrito e o carimbo da instituição (é claro que há uma seleção pra isso, há provas, notas, atividades a serem cumpridas) .

E ensinar não é sair dispejando informações nos ouvidos e olhos dos alunos, as mesmas e da mesma forma que encontraremos nos livros.
Se isso acontece, desculpem-me os professores, mas vocês são absolutamente dispensáveis, se não nos acrescentam nada além daquilo que está nos livros.

montagna disse...

Forte...

Anônimo disse...

Quebrando a monotonia!!!