quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Finalmente, a OBSERVAÇÃO em ação...

Falamos tanto de observações diretas e indiretas, do quanto somos dependentes de máquinas e equipamentos pra "ver" os fenômenos.

Pois eis aqui um momento glorioso da história da ciência. E um dos quais a gente sabe do que se está falando e podemos compreender a dimensão do achado. Finalmente conseguiram ver um átomo! Aliás, conseguiram não só ver um átomo de carbono, com conseguiram fazer algumas peripécias. Mexeram com os orbitais e viram se materializar as formas previstas - exatamente aquelas que costumamos ver nos livros.

Entretanto, pra gente o mais importante, relevante e notável não é o fato de terem visto as estruturas. Isso cedo ou tarde conseguiriam fazer. O mais importante é terem confirmado as previsões! Isso sim é ciência. Imaginem que tudo isso foi previsto nas três primeiras décadas do século XX e quase cem anos depois vieram as confirmações de previsões baseadas em observações indiretas e cálculos matemáticos!!! Cá pra nós, o cabra pra ter acertado na mosca como acertou, tem que ser bão, mas tem que ser bão mesmo!!!

Anotem a notícia, arranjem o artigo, infernizem os professores de química. Isso é viver a história!

Um comentário:

Anônimo disse...

INACREDITÁVEL!!! Isso é simplesmente o MÁXIMO!!!!
Existe! E estamos aqui pra ver acontecer!