segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A praga do criacionismo

Num post aí pra baixo eu comentei o descalabro do criacionismo e das tentativas do pessoal em enfiar isso nos currículos escolares a todo custo. Pois bem. Senta que lá vem história...

Semana passada vagava eu por aí e caí numa dessas grandes redes de livrarias. Lá pelas tantas, anunciaram a palestra de lançamento dum livro chamado "A Goleada de Darwin" (não, não é jabá...). Claro que me interessou. Ainda mais por ser de graça - e pelo tema ser do gosto.

Fato notável: estava cheio de professores da USP... cachorro grande mesmo. Além deles, havia gente pesada do jornalismo científico nacional (dos quais não sou fã, mas admito que os vejo lutando do mesmo lado que a gente nessa questão).

A palestra começa com o vídeo desse link aqui. HORROR! A atual ex-Ministra do Meio Ambiente dizendo que o criacionismo deveria ser ensinado nas escolas como uma alternativa à teoria da evolução. A pessoa é um representante de Estado, e me abre uma latrina de descalabros daqueles. Sem condições. Mas a palestra foi adiante, com dados que eu já conhecia e uma breve história do criacionismo em sociedades modernas.

Daí, lá pelas tantas, o sujeito mostra essa outra preciosidade aqui. Aí eu dei sinal e resolvi descer! Os caras devem estar de brincadeira. Me lembrei que certa vez tentei enviar um currículo eletrônico pra tal instituição que ensina criacionismo, e o que encontro? Um campo no formulário me perguntando qual minha religião, com dados completos sobre registro de paróquia e o diabo-a-quatro (na realidade, não era bem "o diabo", mas não me ocorre outro termo) pra poder trabalhar lá.

Tá bom, vc pode dizer que lá se chama "Escola Presbiteriana Sei-lá-das-quantas"... mas isso não é discriminação? Só por que sou ateu não posso trabalhar lá? Ah, faça-me o favor!!!

Isso corrobora minha idéia mais recente de que o Brasil é um país com tolerância religiosa merda nenhuma! Tolerância (veja bem o vocábulo!) se vc tiver alguma religião. Se não tiver, vc é uma pessoa de última categoria, sem ética e sem moral.

Voltando ao tópico, eis aí manifestações dos criacionistas. Eles têm ganhado espaço. E o outro lado, que acha tudo isso uma grande bobagem, não se mexe. Eu já ouço o crepitar das fogueiras...

Em tempo, e mudando de idéia, vou fazer o jabá sim. O livro é "A Goleada de Darwin", Sandro de Souza, ed. Record. Pode ser visto aqui. Pros mais virulentos, recomendo "Deus, um delírio", Richard Dawkins, ed. Martins Fontes. Vale a pena.

19 comentários:

Loraine disse...

Onde já se viu um ministro falar que quem é cristão tem maior responsabilidade ambiental? Mesmo se essa foi uma opinião pessoal, ela não devia ter falado isso.
Para quem for assistir ao video, aproveite e leia os comentários que foram feitos. Tem gente que admira a ministra por ela ser "brasileira, mulher, mãe, cristã, etc". hehe
Isso me lembra que estão tentando tirar os símbolos religiosos (no caso, os crucifixos) dos prédios públicos... e tem gente que é contra! Afinal, o crucifixo está lá de enfeite.

Tart's disse...

pois é...
Estado laico é o caramba... hahahha

/sarcasm on

pra que???

Deixa a ministra falar...

/sarcasm off

Tenham medo... tenham muito medo...

começo a ver uma faisquinha...

só pra constar, sou espírita... e sou uma super defensora da natureza! Já fui até vegetariana (pode zoar Montagna, minha irmã me contou da sua aversão pelos "ecochatos" - hahahaha)

Por acaso essa escola presbiteriana sei lá do que é o Mackenzie??? rsrsrs
Dizem que é pior que a PUC em relação a isso lá...
A PUC ama marxistas!!! rsrsrsr
Não é muito bom para os religiosos ser marxista...

Anônimo disse...

Puxa... Eu ía ficar calada... Não vou conseguir...
Olha, eu já tenho bastante coisa pra fazer, estou dispensando mais responsabilidade(s). Então, sou totalmente a favor de que os que se consideram cristãos se responsabilizem pelos problemas ambientais e por todos aqueles que quiserem... Mas não vale trapacear, hein!, e ficar rezando pelo meio ambiente. Aí é jogar pra DEUS a responsabilidade que a ministra disse que é dos CRISTÃOS (heheh).

Admiro a minha mãe por ela ter mandado pro inferno uma professora que deu aula pra mim no primário... "Com seu Maomé, com a montanha, com..."!!!!

montagna disse...

Se já FOI vegetariana, bem, todo mundo faz idiotice na adolescência... hehe...

Estou mais pra anarquista sexista insubordinado e boca-suja... imagina a criança aqui estudando num colégio de freiras e falando de Nietzsche?! Ia ser animal!!!

Minha querida F'ceptic, saiba que Deus prefere os ateus. Ele tem bem mais o que fazer por aí do que ficar conferindo as lições de biologia das criancinhas cristãs. Não acha? :o)

Anônimo disse...

Fazendo terapia com o Dr. Freud, por exemplo...
Deus deve estar na maior crise existencial com tudo isso!!!

Loraine disse...

Tart's, a aula de religião é obrigatória na PUC. Não sei até que ponto a PUC é melhor que o Mack nesse aspecto! Já me contaram até umas fofocas de que o professor de religião falou em aula que mulher não devia fazer faculdade. Espero, do fundo do meu coração, que o cara tenha sido mal interpretado! O_O

Pensa comigo... no link aí do post que fala sobre o colégio Mackenzie foi dito que o criacionismo é ensinado nas aulas de religião e também nas aulas de ciências. Será que isso não causa confusão na cabeça do aluno? No Ensino Fundamental Nível 1 as crianças não têm maturidade para entender tudo isso que a gente tá discutindo. Já que eles querem ensinar o criacionismo, pq ele não fica restrito às aulas de religião?
Nessas horas que eu adoro ter estudado em colégio alemão!

montagna disse...

Criacionismo na aula de religião... bom, ter aula de religião é opção de cada um.

Como eu sempre insisti em dizer nas aulas de metodologia, ciência é ciência e fica no seu canto. Idem pra religião. Se tentar usar uma pra explicar a outra, aí a coisa desanda.
O cara quer acreditar em Adão e Eva, maravilha. Agora, vir dizer que o está escrito no livro sangrento dos cristãos (ou qualquer outro livro religioso) é a Verdade, e como tal deve ser enfiada goela abaixo de todo mundo, aí a gente vai se desentender.
Sou tolerante. Até que venham tentar me dizer o que fazer ou pensar. E o problema das religiões é que não raro, os seguidores menos esclarecidos, se acham detentores da verdade. Sempre me perguntei quem se salvaria no juízo final, já que todas dizem que os dela se salvam e os outros não... hehehe

V. disse...

Falando de Freud(o cara mais pervertido que já li. oo"), já pensaram na idéia de Deus ser um amigo imaginário, que todos criam na hora do aperto? (é aí que lembram dele... bando de mercenários...)
No fim resta-nos fazer campanhas pro-ateu, como foram realizadas na Inglaterra. Vai o link aqui: http://www.alexmaron.com.br/2008/10/21/provavelmente-deus-nao-existe/
Tambem, só ficar falando de religião pra crianças não adianta nada. Afinal, ensinar o pai nosso e faze-los repetir, não irá por os principios religiosos, será só uma gravação à ser dita por eles quando pedem.

Anônimo disse...

Não demora e irão nos chamar de bruxas!!!

Anônimo disse...

M., será o Merlin do séc. XXI!

Loraine disse...

Eu não gosto dessas campanhas pró-ateu. Sabe por que? Porque eu tenho a impressão de que virou "cult" ser ateu. Eu não estou nem aí para a religião (ou não) das outras pessoas, eu só não gosto quando crente toca a minha campainha no domingo de manhã (eles AINDA fazem isso no meu bairro).

montagna disse...

Eu tb não gosto de campanhas. Mas acho que foi com isso que os gays ganharam espaço. No final, não é apologia pra convencer ninguém a nada. Aliás, é pra convencer sim: os ateus a saírem do armário. É deles pra eles. Enquanto for assim, ok. Assim como os crentes que fazem os eventos deles pra eles e por aí vai. Mas quando tocam a campainha aqui em casa, eu tenho uma bíblia cheia de post-it's azuis em que me ponho a mostrar por que eles estão errados vindo tocar minha campainha. Se eles insistem, passo pros amarelos, onde mostro que eles deveriam ficar na deles. Se ainda insistem, passo pros vermelhos onde mostro por que aquele livro deles esguicha sangue sem espremer muito. Aí, eles caem fora. Meu pai teve menbos paciência: colocou uma plaquinha escrito "Não atendemos evanlégicos, não insista".

Anônimo disse...

No meu tb... Minha mãe já expulsou um grupo com o jato de água da mangueira... Os católicos insistem em deixar santinhos com terços na caixa do correio. Tb já bateram lá em casa, os Mormons e os Testemunha de Geová. Mas nunca apareceu um grupo de ateus (heheheh)...
Não leva pro pessoal, M.

V. disse...

Nossa, como vocês são maldosos...
Pelo menos o M. tenta convencer, mas jatos de água? O_O" Não é porque são religiosos que precisam de banho. (tudo bem que é muita falta de educação sair incomodando as pessoas pra convencer a entrar pro grupo.)

montagna disse...

Me cobrem de contar um episódio com os Mórmons... pena que eu não tinha uma filmadora na época...

Anônimo disse...

Mas eles rogaram praga pra minha mãe...
"Quando a sra. precisar estaremos esperando..." (ou algo assim)
Aí ela deu um susto... Foi só um ameaço... Nem chegou a molhar (uma pena... heheh)

Tart's disse...

hahahahha

que pena que não molhou....

quero saber essa história dos mormons, hein?

eu já espantei muitoa gente dizendo que sou da umbanda... hehehe

e para os que tentam me convencer/converter, eu pergunto o nome e digo que vou fazer um trabalho... hahahah

adoro assustar esse povo.

montagna disse...

Cristão é com a bíblia assim como o pessoal de humanas é com Marx: mais citado do que lido.

Se eles lessem o livro sagrado deles, saberiam que a coisa não é bem assim...

Um dia teremos a história dos mórmons... um dia...

Unknown disse...

Nossaaaaa....desde qdo ser cristão significa ter maior responsabilidade ambiental? hahahahha.....
A ministra quer tanto promover a conscientização ambiental que já está até apelando pra religião!!!rsrs....a coisa deve estar bem feia pra tal apelo ser feito....hehe