quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Operação pandemia

Estava pra fazer esse post há uns dias. Hoje veio o ensejo. Muito bom, por sinal. Mas, vamos do começo.

Soube de fontes confiáveis que não há mais vagas para UTI em São Paulo. Tudo lotado. O HC está inclusive liberando um andar inteiro para novos pacientes de gripe suína. Soube também que os laboratórios do governo estão no limite de sua capacidade de diagnosticar gripe suína. Soube, da mesma fonte, que essa forma de gripe é pneumônica, ou seja, o próprio vírus é capaz de causar estragos nos alvéolos antes de haver infecções oportunistas. O mais grave: o novo vírus já teria sofrido mutação e estaria mais agressivo. A explicação é longa, mas o resultado é mais ou menos o seguinte: letalidade igual à gripe comum, mas, mais infectante. Assim, se temos 0,5% de letalidade num vírus comum que infecta 100.000 pessoas numa temporada, teremos 500 mortes. Se o vírus infecta 1.000.000 de pessoas, faça suas contas.

Não tenho como rebater tais dados. Admito-os como tal pois a fonte é forte. Vamos adiante.

Outra fonte, que chefia outro dos poucos laboratórios de biossegurança nível 4 do Brasil, contou, em 2005, que os vírus influenza poderiam fazer estragos; mas tudo era uma roleta russa, pois o padrão de organização genética do vírus poderia se alterar e tornar o vírus mais letal para humanos.

Procurei a fonte novamente. Difícil conversar com a figura. Gente importante procurando o fulano, da mídia, da indústria, do governo, de todo lado. Ele não atenderia um ex-aluno por puro diletantismo. Bati à sua porta no momento certo pra um café. O contato ria à toa. Brotava verba para o laboratório. O perigo da gripe? Os dados estavam aí: o mesmo da gripe comum. Mas e as mutações, não causariam mais problemas? Resposta: "enfim, deram atenção pra gente!".

Questões técnicas: o vírus continua mais grave para pessoas com alterações imunológicas. Ponto. Mais que isso é estatística.

Questões políticas: não me pronuncio. Nesse link aqui há uma notícia relevante.

Mas hoje pela manhã, uma colaboradora inusitada do blog me enviou um vídeo muito interessante. Muito interessante mesmo. O suficiente pra me fazer parar tudo e ir conferir os dados mostrados. Afirmo sem medo: tudo verdade. Vale um naco do seu tempo. Daí, tire suas conclusões se vale a pena ou não entrar na paranóia.

O vídeo pode ser visto aqui.

PS: Seguindo aí pra baixo nos posts, dá pra acompanhar o andamento da coisa. Have fun...

27 comentários:

Loraine disse...

Bom post. O video é muito interessante!

Anônimo disse...

Se vc conferiu os dados...
Interessante... E faz sentido. E é bem mais razoável do que o que eu ando ouvindo, com requintes de ficcção científica, a respeito. Admitindo que seja por aí (que foi intencional essa "propaganda" da mídia) e não simplesmente que os caras aproveitaram essa conjunção de fatores (vírus+mídia+pânico=vender
tamiflu) pra vender tamiflu. O que eu não consigo entender é como eles (a indústria, os governo dos EUA, o Rumsfeld...) conseguiriam manipular a impressa, fazê-la criar esse pânico. Eles compraram tantos jornalistas assim?

montagna disse...

Eles são donos dos jornais. É mais fácil.

Anônimo disse...

Uma volta rápida pelo google... Perdemos uma excelente chance de levantar uma grana esses últimos meses!

Venda de álcool gel dispara - Volta Redonda
http://diariodovale.uol.com.br/noticias/1,7977,venda-de-alcool-em-gel-dispara-nas-drogarias.html

Maringá
http://odiariomaringa.com.br/noticia/222715

Álcool, máscaras, vit C
http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1236040-16726,00-MEDO+DA+NOVA+GRIPE+FAZ+CRESCER+A+VENDA+DE+ALCOOL+EM+GEL.html

Álcool gel em shopping e Kit contra a gripe!
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u603856.shtml

Eles são donos dos jornais...? Tão óbvio... mas eu não tinha pensado nisso. Que podrera! Nem me formei e já estou ficando envergonhada da profissão!!!

Anônimo disse...

Aos navegantes destas águas:
Se cruzarem nomes importantes no google... Fica pior a cada novo link!

Tart's disse...

o vídeo tem alguns erros de legenda, como na parte que fala as mortes na Argentina (82) na legenda aparece 182... mas tudo bem.... muito interessante.
acho que nem vale a paranóia... mas a mídia nos impôs esse medo...
de terça a sexta comecei a ver cada vez mais pessoas utilizando mascaras no metrô... na terça foram 2, na quarta 3... na quinta nem contei mais... na sexta vi uma pessoa, mas um menino viu tbm, ele parecia ter uns 10 anos... e ele ficou apavorado. O pai dele explicou que não tinha com o que se preocupar, pq essa gripe é como a gripe comum, algumas pessoas ficam bem e outras morrem... e que é normal. E o menino deu uma de Monk (TOC por limpeza - para quem não conhece busca no gugo): "Mas pai, tem bactérias aqui no metrô?"
Eu achei o cúmulo...
e eu passei a ter certo receio desse povo com máscara, pois não sei seele têm o virus ou seestão só tentando não pegar...
como já disse, e o vídeo só me fez confirmar minha opinião: Não vale a paranóia.

ah, ótimo blog! Indicação da minha irmã que faz farmacia na FOC.

Tart's disse...

Já que falei mal da legenda, esse outro tem uma tradução melhor.

http://www.youtube.com/watch?v=P33L_6vGRBI&feature=related

montagna disse...

Valeu, Tart's!!! Apareça e indique. Não ganho nada com o blog, garanto. Mas me divirto demais quando a galera resolve se pegar por aqui.

Paranóia? Pandemia? Pode tentar explicar o que quiser. Não adianta. Os jornais escritos e televisivos já fizeram sua parte. É só manter a temperatura da coisa.

Anônimo disse...

Eu tenho uma boa... Engraçadinha...
A sobrinha de uma conhecida de uma conhecida de... A menina tem 3 anos e perguntou pra tia: "Se pegar a gripe do porco, nasce uma rabinho que nem de porco?"

V. disse...

Interessante que não parece só os jornalistas que foram comprados, mas tambem os médicos... Afinal quem mais do que as companias farmacêuticas para influenciar eles a receitar seus produtos?
A parte mais intrigahte do filme, é quando fala do próprio Tamiflu. Como a FDA disponibiliza a venda em ordem mundial, um fármaco que causa graves danos neurológicos?
Cada vez parece mais um ninho de ratos as companias, e o pior é ainda ser o farmacêutico o responsabilizado e não os donos por essa imundície.

V. disse...

Alias, vai uma dica interessante: a gripe suína vive agora seu momento de mídia, mas e a "grande" crise financeira que ainda deixa rastros na economia mundial? E os escandalos que passamos todos os dias com nosso senado vergonhoso? Tá na mídia? Não!
Realmente... Alarmismos são ótimos para esquecer temas escabrosos.

montagna disse...

Renan Calheiros, Sarney, Collor e etc que o digam...

Carol disse...

Tenho acompanhado todos os textos do blog e acho mesmo que estão colocando um medo na população super desnecessário.. ainda mais depois de ver esse vídeo.. faço das palavras de "famacéptca" as minhas: estou no primeiro ano de farmacia, e depois dessa, envergonhada com a profissão. Mas enfim, mesmo sabendo de tudo isso confesso que tenho medo sim de pegar a famosa gripe pois como dito no post, nao ha mais vagas para UTI e sei bem das pessimas condições dos hospitais publicos daqui. Alem do mais, a menos de uma semana soube de um conhecido que faleceu justo por conta da gripe suina. claro que a prenvenção é tudo, mas e se alguem que tenha contraido o virus espirre sem querer em sua direção.hehehe..espero que tenha sorte e consiga uma vaguinha boa num hospital bom pra se tratar!

Tart's disse...

Montagna,

Já indiquei!! Tá lá nos meus links e já fiz até um post sobre esse post e tudo mais.. rsrsrs

Tbm não ganho nada com meu blog... nem vergonha na cara... hahahaha

mas me divirto falando td que eu quero lá! =)

Tart's disse...

ah é... crise? que crise? Isso non equiziste!

Renan quem??? Sarney???? Imaginaaaaaa....

é beeem mais legal contar os mortos!

hahahaha

Montagna disse...

V., o negócio é ibope. Pois não estava a globo chorando as pitangas esses dias por que só os jogos do curíntia dão audiência, mas eles não podem por contrato só mostrar a urubuzada?

Carol, a coisa não é tão feia assim... só dá um jeito de não ficar grávida. Aí, lascou-se... vc corre o risco de não estar por aí pra receber o prêmio do fuck-test... hehehe

Tartś... valeu pelo jabá... e se chorar as pitangas, vai levar dedada!!! hahaha

V. disse...

É uma pena mesmo ser minoria... um dia ainda gostaria de ver algo que realmente interessa e dito com imparcialidade.
Até nos canais culturais estão tirando documentário excelentes em prol da maioria povão.
Talvés devessemos ser mais ignorantes pra nos sentir um pouquinho menos solitários... (ou não, e encarar esse mar de lixo, pra não dizer outra coisa.)

Anônimo disse...

Existe imparcialidade?

montagna disse...

V. o povão tb merece algo pra eles. O duro é não ter outra escolha.

F., acho que sim. Na realidade, seria mostrar todos os lados de uma questão. Mas como fazer o grosso do vulgo compreender os tons de cinza de tantas coisas que existem no mundo? No final das contas, o que chamamos de imparcialidade, não passa de covardia de gente que vive em cima do muro.

montagna disse...

V. o povão tb merece algo pra eles. O duro é não ter outra escolha.

F., acho que sim. Na realidade, seria mostrar todos os lados de uma questão. Mas como fazer o grosso do vulgo compreender os tons de cinza de tantas coisas que existem no mundo? No final das contas, o que chamamos de imparcialidade, não passa de covardia de gente que vive em cima do muro.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Com toda a licença Professor! Eu recebi esse video e fiquei realmente assustada com a tal paranóia que criamos.. Porém sem muitas fontes confiáveis, procurei uma amiga minha aluna sua, e ela disse que encaminharia o video a vc.. e assim que tivesse uma resposta me diria..
Enfim, hoje ela me mandou o link do seu blog e vim dar uma espiada na sua opinião sobre tudo isso.. Achei seu post fantástico, realmente ótimo! Parabéns! Me sinto aliviada em nao ser a unica a achar tudo isso um tremendo de um exagero "midiático"..

montagna disse...

Rô.. apareça sempre. A idéia aqui é discutir. Quanto mais melhor.

Tart's disse...

Eu estou adorando essa situação!!

tenho rido cada vez mais no metrô e no ônibus... hahaha

eu espirro muito fácil, com um cheiro diferente, um ventinho, aquelas blusas com pelinhos e coisas que me atiçam a alergia... então no metrô vivo espirrando...e o povo td se afasta! adoro ganhar espaço. =)

Anônimo disse...

Aconteceu comigo numa loja de roupa... dei um espirro e senti uma certa tensão no ar... Heheheh

V. disse...

Por enquanto só estou vendo o preço do alcool disparar e pessoas agindo como manadas decontroladas pro algo tão pequeno.
Só queria ver quando fosse realmente algo perigoso, não sei por que mas me passa levemente a visão do apocalipse...

Unknown disse...

Nossa....mto interessante o video...mto msm!!! E a materia dos labs tbm....