segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O peso da ética

Não vou falar nada. O contexto da colocação está atrelado à política e eleições de 2010. Mas a afirmação do sujeito é certeira, e explica muuuuuita coisa.

"Uma pesquisa do Ibope constatou que 70% dos entrevistados admitem já ter cometido algum tipo de prática antiética e 75% deles afirmaram que cometeriam algum tipo de corrupção política caso tivessem oportunidade. Isso, obviamente, acaba criando um certo grau de tolerância com o que se faz de errado. Talvez esteja aí uma explicação para o fato de alguns políticos do PT e outros personagens muito conhecidos ainda não terem sido definitivamente sepultados".

A matéria completa pode ser lida aqui.

8 comentários:

Anônimo disse...

Os dizeres embaixo do nome do blog mudaram! Não sei se faz muito tempo, mas só notei agora...
Pois vamos,então, destilar... o veneno!!!

Quem se habilita a começar com a ética... Ética? Hein?

V. disse...

Desde quando existe o politicamente correto? Só eu vejo um paradoxo entre politica e correto?
Se chato corresponde à corrupto na parte do governado, então faz sentido o politicamente correto.
Ética, desde de quando alguem se preocupa com isso? Nem o conselho de ética se preocupa.
Se meus olhos são verdes, de beleza só é que não são... hehehe

montagna disse...

O texto do blog mudou por que o que restava da minha tentativa de se encaixar no mundo acabou-se. Desencanei de vez. Pro bem e pro mal...

Politicamente correto existe desde que as minorias passaram a perceber que conseguem grandes vantagens por se declarar minorias. O problema é que há uma sobreposição indevida entre minoria e desfavorecimento. Nessas, estamos indo por onde vamos... vejo pelo lado bom: posso fazer piada de gordo, professor, cientista, quatro-olhos e pobre da ZL. Mais que isso, corro riscos sociais. Sacou?

Ética? Não serve pra nada. Cedo ou tarde, vc é atropelado por alguém com menos ética que vc. Ou então, vc anda na linha e é sistematicamente atropelado pelo mundo. Não faço apologia da falta de ética. Mas digo que em situação de legítima defesa, vá se saber...

Anônimo disse...

Desisti de me encaixar quando descobri, entre outras coisas, que Nietzsche fazia sentido pra mim. Fico agora onde encontro uma brecha.

Quem se preocupa com a ética? Ora, os politicamente corretos... É a bíblia deles, ou seja, um livrinho cheio de regras de conduta que fica enfeitando a estante da sala em frente à porta de entrada... pra dar mais efeito.

montagna disse...

Me deixe ser claro: tenho pavor do politicamente correto; o mesmo pavor que tenho da falta de ética! Não sou contra a ética, ao contrário, sou capaz de passar por idiota pra ser ético em determinadas situações. Mas se perceber que serei atropelado pela falta de ética de outrem, não terei pudores em ser filho da puta! Filho da puta, cuzão, sem noção, sim. Antiético, desonesto ou covarde, jamais!

E quando digo que parei de tentar ne encaixar, é por que desisti de ficar encontrando brechas. Me enchi por tempo indeterminado.

Anônimo disse...

Falta de ética é pavoroso. O que eu quiz dizer, e acho que me expressei mal, é que a galera do politicamente correto levanta a bandeira da ética... enquanto esconde a sujeira, grande ou pequena, debaixo do tapete ou se faz mesmo de desentendido...

V. disse...

Sinceramente, ética nunca existiu à partir do momento que ela é passivel de interesses.
Alem do mais ética é um padrão mutável, então o que seria o politicamente correto?
Nada mais faz sentido. Brechas ou não a sociedade nunca foi boazinha.

Anônimo disse...

Aqui tem um texto legal sobre ética (com referências e links no final):

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica