terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Nóis semo tudo inguinorânte

Não sou chegado nas colunas do Dimenstein, aliás, até temos o hábito de dizer que uma idéia é "muito Dimenstein pro meu gosto"... pejorativamente. Pra quem já ouviu ele no rádio, sabe que é um chato de galocha. Mas, de quando em vez, ele manda uns dados inteeressantes. Sobre esse, não precisa falar mais nada... o resultado explica muitas coisas.

Veja as duas colunas do fulano aqui e aqui.

Acho meio sacanagem jogar a culpa só nos professores. Mas isso aí mostra quanto da culpa é deles. Vão dizer que ganham pouco, que o trabalho isso, que o trabalho aquilo, que os alunos blá, blá, blá... mas no final das contas, muitos, mas muitos mesmo se penduram na estrutura do estado e mamam o que podem. Seria interessante ver qual a relação entre a quantidade de faltas do professor e o desempenho dele na pesquisa.

Os dados oficiais saem em aluns dias. A conferir.

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu ia deixar pra outra hora, mas assuntos deste tipo...
Estes dados não me surpreendem nem um pouco. Conclui uma boa parte da formação escolar em escola pública e muitas pessoas acharam que eu exagerava quando lhes dizia que tinha uma profa de português na 6a ou 7a série que perguntava pros alunos se o que ela estava dizendo, respondendo ou escrevendo na lousa, estava certo (e não era pra ver se estávamos prestando atenção)e que eu tinha a impressão,na época, de que ela precisava consultar suas anotações pra saber onde estavam os acentos das palavras. Isso pra citar só um exemplo dos tipos que me deram aula.

Agora, já parou pra pensar como seria o resultado se os profs de ensino médio fizessem o ENEM?!?!?

Anônimo disse...

HAHAHA... ia ser animal mandar os caras fazerem ENEM... ia ser o maior rola da história do ensino do Brasil!!!

camila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
camila disse...

Isso é simplesmente um absurdo... Eu particularente tive sorte de estudar minha vida inteira em escola pública e ter uma boa parte de bons professores... Mas já tive alguns que sentavam na cadeira e falavam:"Faça um resumo do tal capítulo do livro" pra uma criança de 8 anos, sem explicar um "A" a mais!!! Sentar a bela BUN... na cadeira e sair assim que acabava a aula... Isso mais que falta de formação e profissionalismo é falta de caráter, boa índole e inteligência... Tendo em vista que ela está acabando com seu próprio país.

camila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Pois é... e depois do estrago feito vêm os remendos "educacionais" com pontos a mais, cotas, fim da reprovação (nem sei mais se continua assim) e... que me desculpem os que deles se beneficiam (se existe e é de direito tem mais é que usar),mas isso pra mim é varrer a poeira pra debaixo do tapete e ser muito otimista com o desempenho dos estudantes no ENEM

Loraine disse...

Fazer ENEM?!
E se a prova que avalia os professores da rede pública é que nem o ENEM, ferrou! A situação pode ser ainda pior!
A prova do ENEM é bem simples... e eu acho que os brasileirinhos merecem um professor que saiba mais! Ou vcs acham que a prova do ENEM é suficiente e avalia tudo o que a gente aprendeu no colégio?

Anônimo disse...

Suficiente?!?!
ENEM!!!
Se bobiar não avalia nem o ensino fundamental (com exagero e tudo).
Quando eu fazia colégio... e eu peguei o 1º ENEM, a gente dizia que ia fazer "nenem" (heheh). E olha que do primeiro prá cá, na minha humilde opinião, a prova me parece um tantinho mais... fácil.

O Enem não serve pra avaliar os profs, assim como não serve pra avaliar o Ensino Médio no Brasil e, que me desculpem mais uma vez, não deveria ser a ÚNICA forma de avaliação para o processo seletivo do prouni (pq o vestibular das instituições não faz parte da seleção?).

Se os profs fizessem o enem seria um vexame!!! E eu fico a pensar qual a probabilidade de o mesmo acontecer caso os profs de ensino superior dessas uniqualquercoisa tb fizessem a prova(?!)

Anônimo disse...

Hahaha... ia ser animal!!! O maior rola da história universitária!!!

Não funciona como avaliação, verdade, mas já avalia alguma coisa (é o argumento de alguns).

O cenário completo é uma escabrosidade. Saibam que em países desenvolvidos, os alunos que se formam nos primeiros lugares das universidades são convidados ao magistério, e pagam bem pra burro!!! Isso se chama política de planejamento estratégico de longo prazo.

Quando se faz o contrário (como aqui), em que o que sobra vai dar aula por falta de opção, e faz com salário baixo e má vontade - instala-se o círculo vicioso e o problema tostines: os professores são ruins pq se paga mal, ou se paga mal pq os professores são ruins...

Não há polêmica: a educação por aqui é uma merda mesmo.