quarta-feira, 11 de junho de 2008

Vícios Acadêmicos I

Já soltei alguns libelos contra os vícios da academia por aí. São muito agressivos. Esse é mais light, e pode perfeitamente puxar uma fieira mais adiante.

É possível que se já tenha ouvido falar nesse cara, e apesar de eu não conhecer o trabalho dele, gostei da resposta que ele deu. A entrevista completa fala de coisa completamente diferente, mas garanto a colocação dele não está fora de contexto. A íntegra está aqui.

Veja - Apesar de todo esse tempo de clínica, o senhor atuou sozinho, longe das universidades. Por quê?
Gikovate - O mundo acadêmico está cheio de papagaios, que repetem fórmulas prontas. Citam sempre outros pensadores, mas nunca vão a lugar algum. Não têm coragem para disso. Esse universo, do qual eu acabei me afastando, é extremamente conservador. Não são eles que produzem as novas idéias. Muitos fingem que eu não existo. Diziam à pequena que eu era um cara muito pragmático, que levava em conta muito os resultados, o que é verdade. Os que mais gostam do que eu faço não são da minha área. São os filósofos, como o Renato Janine Ribeiro e a Olgária Matos. De minha parte, eu sempre fugi dos rótulos. Não me inscrevi membro da Sociedade de Psicanálise. Não sou membro de qualquer sociedade dogmática. Não sou sócio de nenhum clube. Sou uma pessoa de mente aberta. Nunca quis discípulos. Os meus discípulos, se um dia existirem, pensarão por conta própria. Se tiverem um monte de opiniões diferentes das minhas, seria ótimo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Algum dia as universidades foram locais geradores de novas idéias? Talvez na época em que foram criadas (há alguns séculos)? É desanimador, deprimente mesmo, que o que ele disse seja verdade.
Por esses dias eu assisti pela CNU a uma parte de uma aula de um prof. de ciências da religião da PUC (não mudei de assunto), que infelizmente não lembro o nome, mas vive aparecendo na TV; e, ele disse que as crianças tem uma fase na qual perguntam muito o porque das coisas, como elas são, de onde vêm ( somos um pouco cientistas nessa época) e então(como os adultos não conseguem responder) os pais colocam as crianças na escola para que elas respondam perguntas o tempo todo e façam apenas perguntas programadas (o cientista dentro de nós adormece). Completando o que este prof. disse, a universidade seria um local para novamente voltarmos a questionar, um local de reflexão e de troca de idéias e opiniões, um local de discussão da própria ciência e de outros acontecimentos do mundo ( o despertar do nosso cientista). É bem verdade que as universidades estão formando (informando) muito mais papagaios acumuladores de informação do que pensadores, inovadores, contestadores.
Mas, cadê o espaço para a reflexão se o "conteúdo precisa ser terminado"? E para que a reflexão se "isto não vai servir para a minha área". Quantas vezes não ouvimos esses discursos !?!

Anônimo disse...

Por que vc acha que Harvard, Oxford, Cambridge, Milano, Max Planck, Pasteur, Edimburgh, Glasgow, MIT, CalTech, são o que são?!?! Além de vc ter que estudar pra CARALHO, ainda tem muito tempo e espaço pra que se crie. Ainda há grandes suniversidades no mundo. E certamente elas não estão preocupadas com mercado de trabalho. Elas tb têm um problema de, em alguns casos, se rum lugar onde se formata demais a mentalidade. Einstein declarou mais de uma vez se ele tivesse frequentado as aulas, jamais teria conseguido se desvencilhar das idéias vigentes na época e assim jamais teria conseguido chegar à teoria da relatividade. De qualquer forma, voltando aos mortais, eu lamento muito o desinteresse, mais até do que a falta de espaço ou o desempenho. Mas o problema é sistêmico. Os valores mudaram e, na boa, ninguém dá a mínima.

Anônimo disse...

Não... Se dessem teríamos mais comentários neste blog, certo?
:o(

Anônimo disse...

O pessoal está preocupado com outras coisas. "A vida é tudo aquilo que está acontecendo enquanto vc esta pensando em outras coisas", Lennon (?)

Anônimo disse...

É bem difícil conciliar a vida com essas outras coisas, o ambiente à nossa volta pede quase o tempo todo essas outras coisas, um pouco sufocante, não? A gente meio sem tempo pra vida!

"Nadando contra a corrente
Só pra exercitar...
Todo o músculo que sente
...
Pro dia nascer feliz
O mundo inteiro acordar
E a gente dormir, dormir" (Cazuza)

Anônimo disse...

Eu diria...

"Hey babe, take a walk on the wild side..."

Por que...

"This is the end
My only friend, the end..."

E tenho dito... mas aí a coisa descamba pra outro rumo, por que Slayer e Sabbath são insuperáveis pra expurgar raivas.