sexta-feira, 7 de março de 2008

Há um lado certo?

Aquecimento global, interferência humana, surtos de temperatura alta ou baixa... os dados ainda estão longe de serem suficientes pra bater o martelo. Mas já proclamam "Verdades Inconvenientes". Geólogos e Paleoclimatologistas não estão dando a menor bola pra isso por que a história geológica da Terra mostra coisas bem diferentes das proclamadas. Ninguém fala com base em dados, principalmente a mídia. Como ninguém é santo nessa história, ceticismo ajuda. Ou melhor, é necessário num mundo estranho. Cá pra nós, o caso é mais simples... e a tirinha ilustra com uma simplicidade franciscana aquilo que eu penso.

11 comentários:

Anônimo disse...

A maioria das pessoas só têm perspectiva do senso comum... Com isso é quase que impossível saber quando a mídia está falando a real ou só está "inventando" dados pra mascarar uma tal verdade...
Eu sinceramente, quando me passaram o vídeo do Al Gore na escola, eu acreditei e saí falando por aí que sabia 'tudo' de aquecimento global... Mas ultimamente parece que as coisas não são bem assim como pareceram.

É por isso que a gente tem que estudar muito e pegar o máximo de dados possível.

Além de que, se não soubermos de nada, ou soubermos 'mais ou menos', é melhor ficar quieto do que acabar defendendo uma visão que, se soubessemos o que significa, estaríamos defendendo contra.

Anônimo disse...

A mídia tem a capacidade de fazer a gente acreditar no que eles quiserem... mas alguma centelha de ceticismo algum pobre professor de metodologia científica espera poder espalhar por aí.
No mais, o filme do Al Gore é realmente muito convincente. Mas de qual lado ele está? Esse é um bom começo.

R. Malveira disse...

http://www.youtube.com/watch?v=n-88bjz6v14

Desculpa deixar um cmentário nada a ver com o post, mas vc falou em sala de aula que queria isso!

Abraços

Renato Malveira

Anônimo disse...

Senti firmeza!!! :o)

Anônimo disse...

Eu acredito em grade parte no que foi dito no filme do Al Gore "An inconvenient truth".
Porém muitos tem lados totalmente diferentes.. um são a favor e outros contras(ao Al Gore),
outros pensam que estamos indo para uma Era Glacia que está atrasada, que a Terra já passou por uma fase parecida então não dão bola e também aos que acreditam em ciencistas que dizem que isso é uma totalmente balela.. que na minha opnião tudo esses contras ou alguns 'favores', está sendo feito por traz de grandes donos petrofilicos(HAHA DONO$ DO MUNDO) que ai vemos o poder deles.. se alguém já viu o documentário 'Quem mato o carro eletrico?' vai me entender melhor.., quem não viu procure interessante.
Mas independente da opinião, porque não agir em função dos '3R's'(Reduzir, Reutilizar e Reciclar), seria bem melhor para todos. (:

HUAHUA Curiosidade.. sabiam que o papel higienico em paises da europa e outros também são jogado junto com o 'MATERIAL'? Pena que muitas tubulações não foram projetadas para isso aqui no Brasil.

Anônimo disse...

Gostei da parte do papel higiênico :P

Mas gente... fico pensando, somos totalmente influenciados pela mídia, então ONDE, meu senhor, ONDE vamos encontrar uma fonte segura???

Somos diferentes da maioria da população por nos perguntarmos isso, porém, mesmo assim, se preocupar com tal situação, e não fazer nada, é a mesma coisa que ser alienado, ou não?

Anônimo disse...

Desde que começou a aparecer mais o assunto de aquecimento global eu me interessei pelo assunto. Mas o interesse veio mesmo com o livro do Bjorn Lomborg (que aliás, está no apêndice da apostila de vocês) chamado "O Ambientalista Cético". O cara esmerilha os dados sobre "O Fim do Mundo" com uma simplicidade desconcertante. Fui atrás de dados e a coisa é tão porcamente manipulada que eu nem preciso ser geólogo pra entender uma porrada de coisa que é delírio psicótico dos "Donos do Mundo". Mas eles estão com a faca, o queijo e a mídia na mão... então dá no que dá.
3R é uma boa. Ainda assim tem que ver quanto isso tb interessa pros caras.
Fazer nada tb pode ser fazer alguma coisa se de fato vc sabe por que não está se mexendo no sentido que todos acham que vc tem que se mexer.

Anônimo disse...

Será que o aquecimento global ou a Era Glacial, o que seja, não é uma tendência natural do planeta para se reequilibrar? Talvez a superpopulação de humanóides seja (e eu diria que é) uma ameaça à harmonia da Terra; e, a Terra por sua vez esteja tentando nos eliminar com essa reviravolta climática (algo como uma seleção natural não tão natural assim).

Anônimo disse...

Aquecimento Global, seria um fenomeno natural. Pelo fato de ter mais gente do que árvores e blá blá..
Já Eras Glacias uns dizem que são cíclicas, ai não sei se acredito(nunca pesquisei nesse assunto).
Se isso é um metodo de seleção crueldade, ahushauhsa!

Anônimo disse...

Duas coisas: qual o "equilíbrio" do planeta? Qual a temperatura "correta"? Qual a quantidade de animais "adequada"? Qual a quantidade "ótima" de água doce?
Pra se ter uma idéia, Vênus, que está mais perto do Sol, é mais FRIO que a Terra. A Terra só é "quentinha" assim por causa do gás estufa mais eficiente de todos: vapor dágua!!!
Aquecimento não se bate o martelo sobre influência humana ou não - pelo menos os caras sérios.
E sim, glaciações são cíclicas, mas nenhum paleoclimatologista bate o martelo saobre o tempo que dura cada glaciação. Aparentemente a última por que passamos, onde houve a extinção dos grandes mamíferos, foi incomumente maior do que as anteriores.
E sim, também, a seleção natural é o que é e nenhum ser vivo do planeta está livre dela, já que nenhum ser vivo é mais especial que outro.

Anônimo disse...

Bem, não é só a mídia que nos influencia. Muitas vezes nos informamos em lugares e com pessoas que deveriam ser imparciais quanto ao conhecimento que estão veiculando ( porque deveriam veicular conhecimentos e não opiniões pessoais e não científicas, que são para esferas pessoais da vida ). Mas, quase tudo (ou será tudo?)que passa pelo Homem é unilateral e tendencioso...Mesmo quando se trata de ciência, porque sempre têm aqueles cientistas que defendem as suas idéias com um certo fanatismo.
O que vocês acham ?