segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Relações perigosas

Tentar relacionar eventos e encontrar nexo causal entre eventos, famosa relação causa e consequência, é algo necessário na ciência. Talvez, dentre as concepções mais amplamente aceitas sobre ciência, esteja a idéia de que a ciência deve explicar os fenômenos. É um dos critérios, mas não o diferencial. Não importa. O que importa é que o pessoal fica fuçando cá e lá, tentando encontrar nexo causal entre eventos que podem parecer próximos ou distantes. Mas veja onde isso pode chegar.

Tudo bem, não li o artigo original (falha minha!) e pode ser que não seja bem isso o que está escrito. Mas, mesmo que seja, acho que tem um pouco de exagero na coisa que se lê nesse link aqui: roncar causa câncer.

Nem vou destrinchar a coisa. É ridículo de saída. Apnéia é vago demais, há casos e casos, mas fica mais ridículo ainda quando se diz "câncer", que é a coisa mais vaga possível em se tratando de possibilidades de manifestação. Me pergunto como é que os caras esperam credibilidade quando veiculam esse tipo de notícia dessa forma. Como o compromisso da mídia não é com a verdade, mas com o sensacionalismo, e como o compromisso do cientista tem sido cada vez mais com a geração de dados a qualquer custo, e não a qualidade dele, vamos entrando num mundo de iluminada ignorância. Haverá tanto ruído que o descrédito só poderá crescer. Hei de viver funestos tempos. Enquanto isso, vou tentando manter as coisas funcionando por aqui.

------------

Rápidas e rasteiras

Cansei de desativa e reativar o blog. Notícias nunca faltam, e, honestamente, tempo se encontra. O fato é que precisava dar uma chacoalhada nisso aqui, e cada vez menos encontro formas. Convidei amigos... ninguém escreve mais que um tecxto, quando escreve. Tentei divulgar entre alunos... e isso dura um ou dois acesso (e eu sei por que, mas não vem ao caso). Agora me ocorre de tentar fazer uma página no facebook. Funcionaria? Preciso encontrar quem se anime a fazer isso, pois eu mesmo tenho bem pouca disposição para redes sociais.

6 comentários:

Unknown disse...

Alguns dias atrás, me deparei com uma notícia, a qual o título era muito interessante. Quando abri a notícia, o tamanho da frustração só não foi maior que o da raiva. O título nada tinha a ver com o texto e o texto não tinha a tal descoberta inovadora, além do fato de estar escrito de maneira MUITO superficial e genérica (exemplo: apnéia causa câncer)!
Tudo bem se o trabalho da mídia é informar, mas desta forma? Me desculpem o termo, mas é completamente "sem noção" esse tipo de conduta.
Eu tenho a impressão que o mundo está fora de controle, e como disse Montagna, "Hei de viver funestos tempos".

Magda Medeiros disse...

Meu caro,
esse tom de desânimo pouco combina com você...
Sabe aquele papo sobre amigos, pois é apesar de relapsa, eis que passo por aqui...
Não desista, sempre haverá alguém a procura da luz de um farol...
Bj

Magda Medeiros disse...

Quanto ao face... sentimentos fervorosos que acompanharam por lá...
Já publiquei o seu blog, veremos as reações, sem bem que não sou tão popular...

Montagn disse...

Desânimo mesmo... deve ser a falta de tempo que causa isso. E a análise dos acessos me diz que só vêm aqui aqueles seis alunos que eu tenho por ano e que entendem o que eu falo: um de cada ano, mais um perdido a mais de um ano ou outro.

Anônimo disse...

Oh vida, oh céus, oh azar...

Tá pior que eu... rsrsrs...

Unknown disse...

Não desanime! Precisamos "destilar ideias", e aqui é um ótimo lugar para. E com relação à tempo, acredito que o dia deveria ter mais que 24 horas para realizar tudo que gostaríamos. Mas não desista!
(: