segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Não poderia ser diferente

Uma notícia interessante pra nossa área saiu há uns dias, nesse link aqui. Um pessoal publicou na Nature que temos grande similaridade genética com, vejam vocês, as esponjas! Antes que o veneno escorra do canto da boca, e se pense que, SIM, temos alguns coleguinhas que estão mais próximos destes animais do que dos primatas, quero dizer que não me surpreende nem um pouco essa descoberta. E digo que não é por isso.

Vamos pensar do que somos feitos: membranas, proteínas, hormônios e material genético. Comemos outros bichos e plantas, portanto, utilizamos os substratos parecidos pra obtenção de energia; temos o mesmo tipo de material genético, e os mecanismos de transmissão de informação genética também são parecidos (já que somos eucariotos). Mas, acima de tudo, já que Darwin está certo, nós nos originamos desses animais - e esses de outros anteriores. 

O fato é que, como evoluímos de outros seres, não é nada espantoso que tenhamos similaridades genéticas com eles. Afinal de contas, o que deu certo na natureza vai ficando. O que não deu certo, sofreu seleção natural. Afinal de contas, esses bichos são alguns dos primeiros animais pluricelulares - e ainda estão por aí na natureza, prova cabal do sucesso adaptativo desses organismos. Não caiam na armadilha de pensar que, por termos aparatos biológicos mais complexos, somos mais bem-sucedidos que eles. Não. Estamos há muito pouco tempo sobre a Terra. E esses bichos já passaram pelo diabo. E ainda estão aí. Isso sim é sucesso adaptativo.

2 comentários:

GaArini disse...

Realmente, o fato de sermos mais complexos, no sentido biológico da coisa, não faz com sejamos mais bem-sucedidos, pois um fator que influencia muito é a adaptabilidade é um fator determinante, porém creio que o foco da nota não é apenas informativo, mas também, de certa forma, causar algum espanto, ao ponto de quem leia achar: "Caramba, temos mesmo relação com as esponjas do mar?", enquanto que répteis, por exemplo, podem até partilhar de uma porcentagem maior de genes.

F'skeptic disse...

Deve por isso que o desenho do Bob Esponja faz tanto sucesso... hehe