domingo, 8 de março de 2009

Prodig I

Está lançado o Prodig - Programa de Diminuição da Ignorância - desse bimestre.

Como foi dito na aula, o intuito dessa empreitada é fazer o pessoal ler mais, e ler coisas boas e úteis. Reiteramos que o trabalho É OPTATIVO, portanto, faça se quiser, e se fizer, FAÇA DECENTEMENTE.

Fazer decentemente não é ganhar um Premio Nobel de literatura. É se comprometer com o trabalho e tentar aprender o máximo com isso. Escolha uma das obras para o trabalho.

Não tive dificuldade em encontrar o livro em lojas da internet. Aqui vão os links.

Grandes Debates da Ciência;

Os 10 Mais Belos Experimentos Científicos;

O Clube da Luta.

Tomei o cuidado de escolher livros com mais ou menos o mesmo preço e mais ou menos o mesmo tamanho pra evitar que todo mundo escolhesse a obra baseado nesses critérios infelizes exclusivamente.

Pra quem não tem o hábito de fazer compras pela internet, acho que se pode encontrar as obras em qualwuer grande livraria. Sebos também são uma ótima opção.

Boa leitura a todos.

PS: Se os veteranos também quiserem ler, fiquem à vontade. Só não posso garantir nota... hehe.

11 comentários:

Anônimo disse...

Programa de Diminuição da Ignorância!? Muito bom!
Pra mim não vale nota :o/
...mas vou anotar as sugestões... e ler um dia... Não, não é preguiça! Estou lendo um livro e já tem outros na fila, então...
Mas gostei da iniciativa do Prodig.

Anônimo disse...

Errata:
"[...] acho que se pode encontrar as obras em **qualwuer** grande livraria. Sebos também são uma ótima opção."

Dá uma editada :P

Anônimo disse...

Valeu, Jeh...

Como eu sempre digo, o coeficiente é muito baixo, mas ele existe. Fica como registro... :o)

Anônimo disse...

Acho q alem do prodig deviamos montar o programa contra a passividade nas aulas. É triste ver q mta gente prefere deixar de discutir só pra ficar bebendo. (outro esporro... mas não tem como evitar. oq me irrita não é a bebida e sim do q as pessoas são capazes com ela na cabeça...)

Anônimo disse...

Cada um tem sua personalidade, mais tímida, mais expansiva, mais agressiva. Cada uma com seus prós e contras.
Não sei se conseguimos aulas mais quentes com o pessoal batendo boca mesmo. Um tanto disso não rolar certamente é culpa minha.
Por outro lado, devo defender o pessoal do boteco por que tive grandes idéias e conheci gente muuuuuito interessante nas mesinhas encardidas desse mundão. Não é apologia, mas reto ou torto, cada cabeça contribui com sua visão de mundo. Dificilmente seremos cosmopolitas de mente progressista, mas expandir nossos horizontes é uma empreitada interessante. Jamais deixei de admitir que aprendo demais com meus alunos. Sempre tem quem tenha pensando em algo que jamais passou na minha cabeça!!!

Anônimo disse...

Acho q o pior critico é aquele q critica sobre algo q já conheceu e depois viu o qnt era idiota.

Sua pergunta na aula passado sobre eu ser vegetariana, me fez lembrar q no 2° ano eu já o fui e hj me deleito com carne.

A minha recusa sobre bebidas vem, de um passado um tanto obscuro no qual vi pessoas fazendo coisas horriveis q td vez q penso em beber, me fazem lembrar e sentir uma repulsa tremenda. Talvez como no filme laranja mecânica...
Não duvido q tenham pessoas interessantes no bar, mas prefiro conhece-las em lugares diferentes.

Talves se quizesse q as aulas de discução tivessem um proposito de abrir a mente, deveria atiçar um pouco nosso senso critico.
Eu consegui em uma aula da prof° Joyce causar mais confusão q pensei, só pra ver o circo pegar fogo.
Pq as pessoas tem medo de atiçar a inteligencia?
Responda-me essa intrigante questão.

Anônimo disse...

Por que requer inteligência e não implicância. E no geral, discussões tendem a esticar a aula mais do que ela deveria. E, vc certamente concordará comigo, a maioria quer que a aula termine o quanto antes, e com o mínimo de percalços.

Além do mais, há uma zona de conforto que necessariamente deve ser chacoalhada e demolida pra que possamos construir algo novo - ou ainda que tenhamos alicerces muito sólidos pra que os abalos não nos derrube.

Anônimo disse...

E porque, eventualmente,pode causar alguma indigestão ou dor de cabeça :o/

Mas acho que essa é a vantagem e a prosposta do Destilaria. Atiçar a inteligência e incentivar a reflexão, não é M.?


Sobre essa matéria a qual vc se referiu, V., eu tb me frustrei um bocado pq sempre achei que faltava um pouco (muito!) de discussão dos assuntos. Não propriamente pra ver o circo pegar fogo, mas pra trocarmos uma idéia e refletir sobre essas questões.

Acho que vc vai gostar muito de Ética, no 2º ano. Ela mexe com os assuntos dos tipos mais polêmicos e põe todo mundo a pensar.

Anônimo disse...

Ética é tão interessante por si só... não entendo pq meu namorado acha tão bobagem.

A parte estranha de td isso é q segundo o dicionario de Epistemologia, Ética é o qnt podemos fazer qqr coisa com o proximo, sem ser abusado...

Acho q qqr assunto pode ser polemico, mas oq me irrita mto são essas pessoas acomodadas e q não estão mto afim de ver o mundo ao seu redor.
Não sei se ver o circo pegar fogo seria ver pessoas realmente ficarem esclarecidas. Mas pra mim seria um deleite ver as pessoas darem mais importancia as discuções...

Eu sinceramente qnt à aula q comentei F. esperava algo melhor pela proposta q fizeram. Se bem q já desde o inicio achei inutil, pq não comenta mto sobre oq realmente vamos fazer. Tomara q Ética tbm não me decepcione mto...

Anônimo disse...

Tb esperava mais. Mas não é inútil não, muitas vezes pode chatear... Mas quem consegue ficar um pouco mais ligado, aproveita alguma coisa sim.
E eu garanto, a ética não vai decepcionar (se eles mantiverem a mesma linha de trabalho ). Mas não vou adiantar como é(heheh)... cenas do próximo capítulo, digo ano...

Anônimo disse...

Ver o circo pegar fogo é legal pra ver como os ratos e baratas saem correndo dos buracos... por isso é lega. Desalojar e desabrigar, deixar sem rumo, sem ter pra onde voltar, sem ter onde se esconder, e nesse ínterim, se horrorizar com a realidade a ponto de se traumatizar o suficiente pra, pelo menos, não falar mais tanta bobagem.