terça-feira, 19 de agosto de 2008

Lasciate ogne speranza, voi ch’intrate.

Pra nós, ignorantes, que não conhecemos literatura universal, esse título é de uma grande obra. A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Mas esse título não é qualquer coisa, é o último verso da estrofe final da inscrição na entrada do Inferno.

Vai-se por mim à cidade dolente,
vai-se por mim à sempiterna dor,
vai-se por mim entre a perdida gente.

Moveu justiça o meu alto feitor
fez-me a divina Potestade, mais
o Supremo saber e o primo Amor.

Antes de mim não foi criado mais
nada senão eterno, e eterna eu duro
Deixai toda a esperança, ó vós que entrais.


Ao invés de Malvados, ano que vem vou usar a inscrição do Portal do Inferno. Seria mais apropriado.

Ah, o título... bem, está em italiano, um italiano que não passaria de um latim degenerado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Diziam que o cursinho era o "purgatório"... se a faculdade é o inferno (mais desesperador para um bixo do que malvados...hehehe)haveria algum céu?

Anônimo disse...

O céu pode estar em muitos lugares, mesmo na faculdade. Assim como o inferno (que geralmente é os outros) pode estar em você.

Anônimo disse...

É verdade.