quarta-feira, 24 de abril de 2013

Da série "Murros no Estômago" - Pt. 1, Ilha das Flores

     Quando eu era criança um professor de Educação Moral e Cívica nos mostrou esse filminho. Eu devia ter uns doze anos. Fiquei muito impressionado na época, apesar de entender muito do que se tratava. Décadas depois tive a oportunidade de conhecer o autor, e ele se queixava que na maior parte das vezes as pessoas levavam a discussão pra lados que ele não esperava, e até se surpreendia com certas críticas. Isso é comum no mundo da arte, livros, músicas, filmes... enfim.
      No meu caso aqui, não quero superinterpretar demais a coisa. Só deixar esse murro no estômago do pessoal. Mesmo sendo uma produção meio tosca, até pros padrões da época, ele era um curta metragem arrasador, sob muitos pontos de vista.
      Sinceramente, não sei o que diriam os professores de Ética, e até adoraria ouví-los a respeito, com a típica agudeza de raciocínio e poder de argumentação que eles costumam ter. 
      Minha visão é bastante superficial, mas isso não deixa o curta menos impressionante. Aliás, nem vou levanter lebres sobre religião ou sobre posicionamento político: decerto há mensagens claras a esse respeito. Mas eu acho que elas não são a coisa mais importante. A pergunta aí é, por onde raios vaga a humanidade?
      Bom, chega de papo... assiste isso e reflete. Estamos noutro mundo ou não estamos? Vagamos nas nuvens se comparado ao grosso da realidade do Brasilzão de meudeus...

Nenhum comentário: