sábado, 13 de dezembro de 2008

Levanta, preguiçoso!!!

Gordo é preguiçoso. Tenho licença poética pra falar isso. No mundo do politicamente correto, estou liberado pra descer a lenha na pança e no traseiro alheios. Como me é de costume, mas sem que se me venham com churrumelas. Vejamos:
Distúrbios psicológicos diversos e facilmente tratáveis podem levar a pessoa à geladeira. Quantos gordo TÊM grana pra se tratar e não fazem porra nenhuma? E não é só academia, não. Comer bem não é mais tão caro como era há vinte anos quando uma abobrinha custava um absurdo. As pessoas comem mal por que elas comem todos os dias a mesma porcaria e não são capazes de colocar um legume ou uma verdura no prato. Mudança de hábito e tosquice!!! Vai juntar a galera? Outback, pizza ou churrascaria... ou alguém aí se juntou alguma vez pra ir num restaurante indiano, tailandês ou armênio? Não é ser mais saudável, é ser diferente, tentar algo diferente. O pessoal faz sempre mais do mesmo.
Deu tristeza, ansiedade, tédio? Lá se vão bolachas e salgadinhos, guloseimas, refrigerantes e todo tipo de porcaria. Ninguém toma água nas refeições. Sempre é o "suco natural", hipocritamente entupido de açúcar ou adoçante.
Passo 16 horas sentado na frente de um computador. Não deu tempo muitas vezes de fazer nada. Mas muitas vezes deu tempo sim e eu continuei sentado, mesmo tendo uma academia no quarto dos fundos.
É verdade que a depressão embutida no quadro de um gordo piora muito a motivação pra retomar o que um dia se fez ou começar algo novo. Ainda mais num mundo e numa época imediatista e de uma noção de estética estapafúrdia. O descompasso entre o que se quer e quanto tempo se leva pra conseguir isso não é depreensível quando se tem o pânico pela "boa forma". Boa forma...
Essa piada é boa! A bioquímica, a fisiologia e a genética garantem pra gente que há fenótipos e genótipos e tipos e subtipos do diabo que se imaginar de possibilidades de organismos viáveis. Lembram da "complexidade e reducionismo", e tudo o que pode existir entre os dois extremos da natureza? Quantos são os tons de cinza?
Assim, eu jamais poderia ser jockey ou piloto de fórmula 1. Reclamar do biotipo é como praguejar contra a chuva. Sou grande. Não tem jeito. Faça então o melhor com o que o seu biotipo te oferece. És miúdo? Aproveite que as roupas caem bem e vc encontra o que quer. Emagreceu demais? Regule a dieta. Engordou demais? Vá a pé, coma menos e deixa de pôr a culpa na mídia que te bombardeia. Se vc tem cérebro, a culpa é sua. Se não tem, bem... culpe o McDonalds mesmo.

22 comentários:

Loraine disse...

Vou terminar de estudar orgânica, depois eu vejo o que penso sobre o seu post hahahaha

Anônimo disse...

Ora, não vamos culpar a porcaria consumida nas reuniões com a galera. Isto, é claro, se vc come mais descentemente nos outros dias.

E não custa nada fazer um esforço e tentar experimentar de novo, e de novo, e de novo... e de formas diferentes todos aqueles legumes e verduras para os quais vc sempre fez cara feia. E as frutas, não nos esqueçamos delas.

Se procurar vai descobrir que tem tanta coisa diferente, tantos novos sabores.

Quem aí já teve a coragem de experimentar, com boa vontade: couve de bruxelas, catalonha, quinua, germen de trigo, pão de centeio, kinako, broto de feijão, óleo de gergelim, mangostan, lichia, pequi, feijão-guandu...

Se vc nunca ouviu falar desses aí está na hora de rever ... os seus conceitos... e ir passear na feira, supermercados e afins.

Há bem mais no mundo que alface, tomate e ovo frito!

Anônimo disse...

Ah... Mas eu troco numa boa o fast food por restaurante... armênio (?)
Mesmo sem imaginar o que é que se come na Armênia.

Anônimo disse...

Eu sou fã do Mercadão do Pq D Pedro... e quanto mais esquisito, mais me interessa!!! Por isso estou gordo: pq como de tudo... e MUITO! Hehehe

Anônimo disse...

O Mercadão do Parque D. Pedro é o paraíso! Pena que é um pouquinho salgado...

PS: O link aí do lado do PDF reader super-leve não está indo a lugar algum.

Loraine disse...

Eu ainda não acho que gordos são folgados. Eu sei que o post tá aí faz tempo, que até tem coisa mais legal a ser discutida, mas comparando um gordo com uma pessoa magra... qual a diferença entre eles? Os dois vão ao Outback, ambos tomam cerveja, não gostam de couve-de-bruxelas e comem pastel no Mercadão Municipal. Ou seja, gente que nem a gente! Não to falando de gente magra e sarada só de gente normal. Em relação ao magro, o gordo só engorda mais! Ele não é mais preguiçoso. Aí entram os genótipos e fenótipos denovo. Não é legal a gente pensar "fulano é um puta gordo folgado!".

Anônimo disse...

Eu penso. Na boa... e a começar por mim.

Tem genótipo sim, verdade verdadeira. Tem nêgo que come uma colher de café de alpiste e vive brigando com a balança. O outro extremo tb existe. Entretanto, esses extremos (autênticos) são raros. Quando se olha pro traseiro do comedor de pastel, pode escafunchar um pouco mais e vc vai descobrir que ele não passou a manhã correndo em volta do quarteirão antes de afogar as mágoas em meio litro de caldo-de-cana. Do mesmo jeito, a modelinho anoréxica que diz que come de tudo, geralmente não diz que tb vomita de tudo e se entope de anfetamina.
Façamos um big brother e vejamos. Acho que eu me surpreenderia menos que vc com o resultado.

Anônimo disse...

Bem acho que vou ter que concordar com o Montagna. Há os extremos. Conheci os dois. A gordinha com hipotireodismo. Vivia de dieta pesada... do tipo que controla até a quantidade de salada que come, vivia chorando pq nunca estava no peso que deveria estar... era bailarina. O outro lado, hipertireoidismo, a moça vivia com um supermercado na mochila, comia o tempo todo, era tão magra que tinha cara de doença.

Sempre duvido dos magros que "comem de tudo". Tb vi bulímicas e anoréxicas bem de perto (bailarinas, tb).
Ninguém fala que as professoras de ballet por aí estimulam suas alunas a tomar laxantes e diuréticos. Ninguém fala que os instrutores das ginastas falam na cara dura que elas estão gordas ( e olha que pra eles ser gordo é estar no seu peso normal, e ser magro é estar abaixo do seu peso... digamos saudável).

Já estive com uns bons quilos a mais. Só emagreci quando passei a comer bem menos.

Mas, concordando agora com a Loraine. Embora seja aparentemente muito simples essa fórmula comer menos e se mexer mais. Não é NADA FÁCIL de se colocar em prática e acima de tudo manter isso a vida toda, então...

Anônimo disse...

Meu traseiro que o diga...

Loraine disse...

É, talvez eu esteja pensando em casos mais específicos. Mas eu não julgo ninguém que está acima do peso. Primeiro pq eu não sou exemplo de saúde, to beeeem longe disso; e segundo pq eu acho a prática de exercícios físicos uma coisa muito maçante, principalmente em academias! Ou alguém aí acha clima de academia legal? E as conversas então? Xavequeiros de academia?! Oh, kill me please!

Anônimo disse...

Eu não deveria julgar. Mas julgo. Tenho crítica. Sei por que sou gordo e sei quanto não consigo me motivar a fazer o que deveria.
De fato, ambiente de academia é muito nocivo. Por isso, passei um tempão juntando grana e montei uma aqui em casa. As traças agradecem e um hora dessas eu acabo pegando tétano!!! MAS compreendo perfeitamente o fenômeno e faço lá o mea culpa, justamente por não acreditar em milagres.
E como diria a música, I wanna die just before I get old...

Loraine disse...

Vc fala como se fosse GIGANTE! E eu tenho certeza que vc não é um jockey frustrado!!
Esse ano eu fiz campanha aqui em casa em prol da compra de uma esteira. Meus pais falaram que eu vou transformar o equipamento num capide para as minhas roupas! Pelo jeito na sua casa aconteceu exatamente isso. A vantagem da academia, é que vendo outras pessoas se exercitando acaba animando mais.

Anônimo disse...

130 kg não é gigante?!?! E não, não queria ser jockey... mas adoro fisiculturismo. E a disciplina? Não sou bom em porra nenhuma na vida por pura falta de disciplina. E justamente por isso compreendo perfeitamente essa INCAPACIDADE de subir na esteira e passar ao menos quinze minutos andando. Me sinto um hamster na gaiola...
Por outro lado, as endorfinas da sensação de explosão muscular entram em outra categoria e a discussão vai longe por que me empolgo.
Um dia encontro fotos do tempo em que eu estava realmente motivado a não ser mais o balofo da turma. Há trinta quilos as coisas eram bem diferentes.

Anônimo disse...

Bem, já que estamos todos fazendo confissões. Aqui em casa tem uma bicicleta ergométrica e um daqueles milagrosos e esquisitos aparelhos de fazer abdominal. A bicicleta apesar de ergométrica não é nada anatômica, se é que vcs entendem. E o dito aparelho vendido com a propaganda de não sobrecarregar a coluna... hehehe. Agora estão no porão.
Aí achei que o bom era uma esteira, desculpe te dizer, mas virou um ótimo cabide. Mas acho que vc é mais diciplinada do que eu.

Clima de academia pra mim não dá, pelos frequentadores e pelo estilo mesmo. Aquele pessoal pulando... O que é aquilo?
Fazer exercícios em casa tb não, tb me sinto um hamster. É horrível correr pra lugar nenhum!!!


Adora fisiculturismo? Sério, mesmo?!

Bem, se vc não é bom em porra nenhuma... Acho que vou desistir tentar qualquer coisa!

Mexam esses traseiros... e comam menos e melhor! (Como se eu fizesse isso... hehehe)

Loraine disse...

FISICULTURISMO? Hahaha vcs são muito engraçados! Montagna, vou cobrar as fotos. E eu não a-cre-di-to que a Farmacéptica tem aquele aparelho que vende no Polishop! Vai me dizer também que vc tem o Juicer?! =P
Não tenho aparelhos de ginástica, nem muitas confissões. Ah! Eu já fui muitos quilos mais magra, no maior estilo esquelética. Mas depois dos 20 o bicho pega!!

O Montagna acha que não é bom em porra nenhuma, um gordo folgado, coitado... o clima de deprê do Natal tomou conta desse pobre coraçãozinho. Pára de frescura, menino! Ainda há tempo de trocar a bioquímica pelo fisiculturismo. ^^

Anônimo disse...

Pois tenho, mas é de uma época que nem tinha polishop...Faz um tempinho... O juicer? Não, mas minha mãe comprou a máquina de fazer wafer... é uma bela torradeira (hahahah)

E realmente,Montagna, ainda tá em tempo de vc revelar o seu talento para o fisiculturismo.

Anônimo disse...

Eu me canso só de pensar. Teve uma época em que eu decidi que meu bíceps ia ficar maior que minha coxa!!! De fato, fiquei bem grandinho pois sempre comi que nem um retardado... ainda mais com a idéia de que eu tinha que ficar grande. Véio... que ignorância!!! Mas durou pouco. A bioquímica apertou e eu confesso que tenho uma queda pelos livros. Como não dá pra se concentrar na leitura em cima da esteira, fui obrigado a voltar pra escrivaninha. Hehe..
Quanto a ser bom... vai dar um passeio no ICB e vcs vão ver o que é nêgo bão.
Fotos... hmm... não sou tão hedonista assim. Nem pra ser fisiculturista... heheh...

Loraine disse...

Se o seu bíceps ia ficar maior que a sua coxa, nem passou pela sua cabeça que vc ia ficar desproporcional, né? De qualquer forma, sorte sua que a esse seu ideal de ficar grande durou pouco.
Olha isso aqui: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,cientistas-desfazem-mitos-sobre-saude-na-festas-de-fim-de-ano,295851,0.htm
(eu infelizmente não sei postar links. copie e cole este endereço.)

Anônimo disse...

A idéia era ficar ignorante mesmo... heheh...

Muito bom o texto do Estadão... tem uma cara de prova!!!

Mas no final das contas, a bioquímica é ridiculamente simples. Engordar ou emagrecer é fazer continha de mais ou continha de menos. É uma questão de saldo. Como o pessoal quer milagres, ficam revirando a bioquímica de cabeça pra baixo pra ver se encontram razões pra piorar isso ou aquilo, ou maneiras de facilitar a vida de quem quer emagrecer. No final, a coisa é sempre a mesma e voltamos ao começo do post: não tem milagre, tem que ralar!!!

Anônimo disse...

Bíceps do tamanho da coxa... sem comentários...

Agora já que vc tocou no assunto da bioquímica e... bem, não falamos ciência já faz um tempo.
E como vc é cara na matéria aqui:

1. E quanto à dieta cetogênica (das proteínas ou Dr. Atkins)o que ela faz com o metabolismo pra funcionar (e funciona SIM) daquele jeito e naquela velocidade?

2. Pq ela faz pra ser prejudicial?

3. Pq quando a pessoa volta a uma dieta normal ganha MAIS peso do que antes e BEM rápido?

Eu acho simplesmente fantástica essa dieta, não para ser seguida, mas é intrigante o fato de ela funcionar!
Vale um post, não?

Anônimo disse...

Vale sim... para a série de absurdos da pseudociência.

A dieta do Dr. Atkins é uma grande burrada e uma estupidez sem tamanho. E não, não funciona.

Escreverei por que em breve.

Anônimo disse...

Esse veio bem a calhar...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u479547.shtml

Mas eu ainda prefiro viver menos e mais alimentada!

PS: Aguardo pelo post prometido.